Diocese de Patos abre a Quaresma e Lança Campanha da Fraternidade

By | 25/02/2023 7:34 am

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, na catedral Nossa Senhora da Guia, em Patos, a Celebração Eucarística que marcou o início da quaresma e na qual foi lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema Fraternidade e Fome e como lema “Dai-lhes vós mesmo de comer“ (Mt 14,16).

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva e concelebrada pelos padres Adailton Pedro e Elielton de Góis, integrante da Comissão de Campanhas.

O objetivo geral desta Campanha é sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus. Segundo o texto-base da Campanha da Fraternidade, cerca de 33 milhões da brasileiros enfrentam a fome no nosso país e 125 milhões convivem com algum tipo de insegurança alimentar.

Em sua homilia, Dom Eraldo lembrou que o período da Quaresma é propício para se vivenciar a Campanha da Fraternidade por se tratar de um período de conversão, como resposta da humanidade aos apelos de Deus. Aproximar-se de Deus, é aproximar-se dos irmãos e irmãs mais necessitados, disse Dom Eraldo.

O senhor bispo lembrou que esta é a terceira vez em que o problema da fome é tratado dentro da Campanha da Fraternidade e sempre como encaminhamentos de importantes Congressos Eucarísticos realizados pela igreja.  Em 1975 com o tema “Fraternidade é repartir“ e o lema “Repartir o pão“. Em 1985 a campanha refletiu e desenvolveu iniciativas a partir do lema “Pão para quem tem fome“.

Dom Eraldo destacou que durante o  18º Congresso Eucarístico realizado em Recife, em novembro de 2022, a realidade da fome foi motivo de muita reflexão entre os participantes e quer essas reflexões e preocupações devem ser retomadas e aprofundadas neste ano.

Ainda em sua homilia Dom Eraldo enfatizou que a fome não se restringe à falta de alimentos. Há outras fomes: de moradia, de educação. Mas a principal fome da humanidade é a fome de amor, concluiu o senhor bispo.

Ao usar da palavra, o padre Elielton, integrante da Comissão de Campanhas, motivou a comunidade a bem viver este importante momento da vida cristã e da igreja de Jesus. Ele destacou que durante este ano serão várias atividades de estudo e aprofundamento do tema, mas também de articulação de todas as forças vivas e gestos concretos que possam contribuir com a eliminação da fome e promoção de vida digna.

Texto: Maria Joseny (Josa) – Pascom Diocesana
Fotos: NS da Guia

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *