Vereador Josmá pede fiscalização do município para cabos pendurados irregularmente e líder do governo municipal responde (seguido de comentário nosso)

By | 25/02/2023 7:25 am

O vereador patoense, Josmá Oliveira, usou a tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa ao longo desta semana, e aproveitou o ensejo para reclamar da Prefeitura de Patos e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois segundo afirma, não estão fiscalizando o que precisa ser fiscalizado.

Como exemplo, Josmá Oliveira citou o caso do adolescente que teve o olho perfurado por um cabo de fibra ótica que estava pendurado de forma irregular na via pública.

Josmá afirma que a competência para fiscalizar esse tipo de irregularidade é do município, e pede providências ao prefeito.

Líder do governo responde

O vereador Sales Júnior, que é líder do governo municipal de Patos, na Casa Legislativa, usou a palavra para responder ao vereador Josmá, e citou que está tramitando naquela Casa, um projeto de Lei de sua autoria para normatizar e impor regras a este tipo de problema recorrente na cidade, que são os cabos e fios pendurados de forma a oferecer risco à população.

Sales explicou que outros municípios estão buscando estabelecer esse tipo de regulação, com vistas a adotar regras e normas que possam dar mais segurança à população. E que a cidade de Patos também está indo nessa intenção, principalmente através de sal projeto de lei.

Comentário nosso

Acho que não há nem necessidade de criar novas leis. A empresa que colocou a fiação é responsável pela sua manutenção e, no caso de deixar de utilizá-la, é obrigada a retirá-la, sob pena de responsabilização criminal pelos danos que possa causar.  Diante do descaso das empresas com relação a estes fios, que acredito estejam fora de uso eventual ou definitivo, a prefeitura deve acionar judicialmente as empresas para retirá-las e, no caso de acidentes, como têm acontecido deve recorrer à Justiça para que as empresas paguem os danos causados. No caso de a prefeitura não ter tomado nenhuma providência para a retirada dos fios, tanto a empresa como a prefeitura podem ser responsabilizadas criminalmente. As pessoas prejudicadas podem acionar judicialmente tanto a empresa como a prefeitura. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *