Por que bolsonaristas e “big techs” são visceralmente contra lei das Fake News

By | 02/05/2023 7:00 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 02/05/2023)

Tramita no Congresso Nacional desde 2020 a proposta que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. A hoje chamada Lei das Fake News foi aprovada naquele ano pelo Senado Federal, mas teve a tramitação retardada na Câmara dos Deputados, onde inclusive teve um pedido de tramitação com urgência derrotado o ano passado.

Como muito provavelmente o texto aprovado no Senado será modificado na Câmara, ele deverá retornar ao Senado para uma segunda votação.

O projeto sofre resistência dos dois lados. De um lado resistem a ela as plataformas de internet como Google, Facebook, Whatsapp, as chamadas “big techs”, justamente por que o projeto “regulamenta as redes sociais e impõe sanções a plataformas que não retirarem do ar, em até 24 horas após decisão judicial, conteúdos ilícitos”.

De outro lado resistem contra a nova lei, acusando-a inclusive de ser uma espécie de censura, muitos usuários das redes sociais, porque o “texto prevê a criação de um novo tipo penal, com pena de um a três anos e multa, para quem promover ou financiar a disseminação em massa de mensagens que contenham “fato que se sabe inverídico” e que possa comprometer a “higidez” do processo eleitoral ou causar dano à integridade física.

Se você observar nas redes sociais você vai identificar quem são os maiores inimigos da nova lei. São justamente os bolsonaristas que vivem a divulgar boatos e mentiras (as chamadas “fakes news”). Foram eles que passaram dois anos divulgando mentiras sobre a pandemia e sobre remédios que combateriam a Covid e que na realidade não serviam para nada. Foram eles que combateram a vacina, sem a qual teriam morrido muito mais do que os setecentos mil brasileiros que terminaram morrendo, por não terem sido vacinados a tempo de minimizar o estrago da doença.

Foram os bolsonaristas que passaram quatro anos, divulgando mentiras que interessavam ao Governo de Bolsonaro e a sua reeleição e continuam a divulgar notícias tentando atrapalhar o Governo Lula e encobrir os desmandos de Bolsonaro e seus cupinchas.

“Parte dos políticos de oposição ao governo Lula afirma que o órgão de supervisão da internet poderia praticar censura”, mas esquecem que uma mentira, uma vez divulgada, dificilmente se consegue desmenti-la completamente.

Que a Câmara dos Deputados crie vergonha e aprove a nova lei. Que venha a nova lei das Fake News. Só os mentirosos é que têm o que perder com ela.

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *