Bolsonaro vai dizer nesta terça que não sabia de nada, e se Mauro Cid disser o oposto?

By | 16/05/2023 7:17 am

Ex-presidente prestará depoimento à PF sobre certificados de vacinação; na quinta, é a vez de ex-ajudante de ordens

 

(Da coluna de Eliane Cantanhêde, no Estadão, em 15/05/2023)

 

Foto do autor: Eliane Cantanhêde

Cada um com sua agonia. A âncora fiscal começa de fato a tramitar, com o presidente Lula às voltas com o PT, o Congresso e sua obsessão de recuperar protagonismo internacional e reinventar a roda aqui no Brasil. E o ex-presidente Jair Bolsonaro vai depor nesta terça-feira, 16, em meio a um turbilhão de denúncias que nunca acabam, cada uma pior que a outra.

Como dizem na Fazenda, “negociar com o Congresso não é nada, duro mesmo é aguentar o PT e a Gleisi (Hoffmann)”. E é assim que a âncora fiscal começa a efetivamente tramitar, com sete partidos “progressistas” esticando a corda para um lado, o centro e os moderados puxando para o outro, e a oposição se divertindo.

A expectativa é de aprovação da âncora, mas que âncora? Até agora, com uma receita que exclui o Fundo Amazônia, despesas que não consideram Bolsa Família e salário mínimo e sem responsabilização em caso de não cumprimento, na linha de Dilma Rousseff: “Não vamos colocar uma meta. Vamos deixar em aberto. Quando a gente atingir uma meta, a gente dobra a meta”.

Se Lula tem bons motivos para não dormir direito, Bolsonaro tem muito mais: pandemia, atestados falsos de vacinajoias milionárias da Arábia Saudita, cartão corporativo, depósitos de empresa com negócios com o governo, toneladas de bistecas não entregues a reservas indígenas, sem falar a intervenção na PF, na Receita..

Os dois depoimentos desta semana são sobre atestados falsos de vacina, mas as digitais do coronel estão por toda a parte também em quatro investigações: vazamento de inquérito sigiloso da PF em live do presidente com fake news sobre urna eletrônica; caixa dois e dinheiro vivo para pagar contas até de irmão e tia de Michelle Bolsonaro; a determinação em botar a mão nas joias sauditas.

Bolsonaro diz que não ter a menor ideia de nada disso. Resta saber se ele ainda tem o poder de transformar um oficial de grande futuro em um preso e se Mauro Cid mantém a sabujice do então general da ativa Eduardo Pazuello: “Um manda, o outro obedece”. A resistência da família e o efeito cadeia podem fazer toda a diferença.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *