Mais de 7 milhões de jovens brasileiros não estudam nem trabalham, diz Ministério do Trabalho

By | 27/05/2023 6:42 am

(Jornal da Globo, 


7,1 milhões de jovens brasileiros não estudam nem trabalham, diz Ministério do Trabalho

Um diagnóstico inédito feito pela Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Ministério do Trabalho mostra que ao menos 7,1 milhões de jovens entre 14 e 24 anos no Brasil não trabalham, nem estudam, são os chamados “nem-nem”.

Cerca de 60% desse grupo são mulheres, a maioria com filhos pequenos. Pelo menos 68% são pretos e pardos.

A superintendente nacional de Operações e Atendimento do Centro de Integração Empresa-escola, Mônica Vargas, acredita que, a médio e longo prazo, seria fundamental que o governo fizesse mais investimentos na educação das crianças e dos jovens.

“É importante um olhar com muita política pública para juventude de 14 e 24 anos. Aí a gente teria vários recortes: os negros, as mulheres, os nem-nens – aqueles que só estudam, mas precisam de um trabalho para se manter estudando. (…) Existiria a necessidade de uma série de políticas públicas para incentivar que a nossa juventude tenha uma possibilidade de futuro”, relata Mônica.

O levantamento mostrou ainda que 38% das jovens desocupadas e 46% dos desocupados não concluíram o ensino médio.

Das 9,5 milhões de pessoas desocupadas no Brasil, 55% são jovens entre 14 e 24 anos.

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *