O PAC de Lula: o que a Paraíba tem pra comemorar? (seguido de comentário nosso)

By | 11/08/2023 6:12 pm

 

(Opinião de Heron Cid, em 11/08/2023)

 

João Azevêdo e Lula, no Rio de Janeiro

O governador João Azevêdo (PSB) não tem do que reclamar. Do que o socialista pediu, quase tudo foi liberado pelo presidente Lula (PT) na nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.

Entre as demandas estratégicas, o Hospital de Trauma do Sertão, reivindicação antiga da região, o Ramal da Transposição pelo Rio Piancó, a duplicação da BR-230 de Campina Grande à Praça do Meio do Mundo, e da Farinha a Cajazeiras, além da conclusão da triplicação da BR Cabedel0-João Pessoa.

De novidade, o Arco Metropolitano, e a barragem de Cupissura, que garante a segurança hídrica da Grande João Pessoa pelas próximas décadas. Ambas idealizadas e anunciada por João para seu segundo governo,

No total, são quase R$ 2,5 bilhões em investimentos diretos. Nas contas do Governo Federal, a soma de todos os recursos federais na Paraíba deve chegar a R$ 36 bilhões.

No ranking geral, é o menor aporte entre os estados do Nordeste. Mesmo assim, um volume importante porque abarca as obras prioritárias elencadas pela Paraíba. Das doze sugeridas, o governo Lula atendeu onze. Quase 100%.

Um reforço político considerável para o governador, que planeja um grande pacote de entregas no novo governo.

Tanto que João saiu da solenidade com motivos para sorrir. A Paraíba com razões para comemorar agora e outras para cobrar depois. Uma coisa é o anúncio, outra – bem diferente – é a liberação real do recurso. Vigiemos!

Comentário nosso

Duas obras importantíssimas para a nossa região, se realmente se concretizarem ainda nos atuais governos. O Hospital de Traumas do Sertão e o Ramal de Transposição pelo Rio Piancó.  Uma terceira obra importantíssima que não acredito que se concretize antes de eu completar cem anos. Se é que chego lá. A duplicação da BR 230 da Farinha a Cajazeiras. Lembramos que a duplicação quase não chegava a Campina Grande e era uma terça parte de Farinha a Cajazeiras.  Com relação ao volume de recursos destinados à Paraíba, vimos críticas pelo fato de serem destinados ao Estado o menor volume de recursos entre todos os demais. Mas entendemos que muito mais importante do que os valores anunciados é o volume dos valores que serão liberados e as obras para as quais serão destinados. No caso específico de nossa região, se recebermos valores suficientes para que sejam construídos, o mais rápido possível, o Hospital de Traumas do Sertão e o Ramal de Transposição pelo Rio Piancó, os recursos serão de bom tamanho, pois estas são as obras mais importantes e necessárias para nós. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *