(Jozivan Antero – Polêmica Patos, 15/08/2023)
O comentarista e desportista Amberg Leitão, que comanda o Jornal da Bola, na Rádio Espinharas FM, é um apaixonado por futebol e já fez parte dos diretórios de times profissionais na cidade de Patos. Amberg é o proprietário da Banca Catedral, na Praça Edivaldo Mota, que se tornou um local de discussões saudáveis sobre o esporte e o encontro de vários amigos.
Amberg falou sobre o momento bonito que é ver o Estádio Municipal José Cavalcanti lotado para assistir as partidas do Nacional Atlético Clube que está vivendo um bom momento na série D do campeonato brasileiro. Mais de 4.000 pessoas foram ver partidas marcantes do time e isso incentiva o time.
Falando sobre as dificuldades para se fazer futebol profissional, Amberg relatou que é necessário muito dinheiro para se manter um time competitivo. Ele chamou a atenção para a importância de se investir na formação de jogadores de base, ou seja, preparar jovens do próprio Município de Patos para dar sustentação ao futebol profissional.
Amberg Leitão fez um apelo para que o empresariado abrace o patrocínio e faça publicidade usando a sua dedução do Imposto de Renda ou mesmo outras formas. Para ele, ainda existe uma desinformação por parte de alguns que poderiam contribuir com o futebol e ainda ganhar notoriedade para sua empresa ou seu produto.
OUÇA entrevista:
Comentário nosso
Os que acompanham o futebol de Patos nos últimos sessenta anos sabem que os melhores times formados por Nacional e Esporte tinham em sua formação a prata de casa. Os times tinha três ou quatro jogadores de fora, mas a maioria era jogadores formados na base. Quem quiser a prova, pegue qualquer fotografia das nossas equipes em sua melhor fase e verifique quantos jogadores são de fora e quantos são da região, principalmente de Patos, Teixeira, Itaporanga e Piancó, além de algumas cidades menores da grande Patos. E não custava nada, as empresas irem adotando garotos promissores para que sejam formados na base dos nossos dois clubes. Os torcedores podem fazer a sua parte se associando aos clubes e dando a sua contribuição mensal para a sua manutenção. Os grandes clubes brasileiros são justamente os que tem grandes torcidas e que contribuem como sócios dos seus clubes. Muito oportuno o comentário do primo Amberg. Temos que cuidar de formar os nossos atletas na base. Esta semana li na imprensa uma reportagem sobre o Barcelona, onde se mostra o excelente trabalho que o clube espanhol tem feito com os jogadores da base. E cuida deles de forma total: da saúde, da educação e do esporte. (LGLM)