Apenas dois dias após o fechamento oficial do lixão da cidade de Patos, vândalos vão até o local e destroem a placa de aviso da desativação e proibição de colocar lixo, bem como furtam a estrutura, porteira, corrente, cadeado e os arames que cercavam o local.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Manoella Rodrigues esteve no local e informou que a Guarda Municipal e Polícia Militar já estão em diligências para encontrar os autores e lamentou o ocorrido.
“É um fato lamentável. A gente fica muito triste pelo ocorrido. Afinal de contas, foi um marco histórico que beneficia a população de Patos como um todo. A Guarda Municipal e a Polícia Militar já estão envolvidas no caso e a gente vai tentar encontrar as pessoas que fizeram isso. A Prefeitura de Patos vai refazer tudo que foi destruído. Afinal de contas, o resto da população não pode pagar pelos erros de poucos. No entanto vale salientar que tudo que a prefeitura faz é com dinheiro público, então a cada vez que as pessoas destroem e a gente tem que refazer, é toda a população que está pagando pelo dano causado”, lamentou.
O secretário municipal de Agricultura, Ferré Maxixe, também esteve no local e enfatizou que a ação é característica de pessoas que não tem interesse que o lixão permaneça fechado, “mas a Prefeitura de Patos, através do Prefeito Nabor, com essa responsabilidade e compromisso, vai tomar todas as providências para refazer o serviço e a gente normalizar o lixão e que permaneça fechado”.
Ferré disse ainda não entender como após “toda uma luta da sociedade, Ministério Público, Prefeitura, todos trabalhando juntos para desativar o lixão e de repente, chega aquelas pessoas, que eles próprios, e vão lá e faz uma ação dessa, só prejudicando o trabalho que é aceito por toda a sociedade. Mas a prefeitura vai refazer todos os serviços para que a gente possa continuar com o lixão fechado”.
Comentário nosso
Como já dissemos em comentário anterior, não vai adiantar nada na desativação do lixão, se não houve uma fiscalização e uma vigilância permanente no local. Há os que querem aproveitar o lixão e há os adversários que querem desmoralizar o prefeito. E a vigilância pode ser presencial visivel, pode ser disfarçada com câmera ou com drone. Mas ou põe uma vigilância ou podem ser preparar para viver reconstruindo as barreiras. Inimigos do fim do lixão e adversários do prefeito não vão parar! (LGLM)