Eliane Cantanhêde: Ao mesmo tempo que compara Israel a Hitler, Lula faz vista grossa para Putin, Maduro e Xi (com comentário nosso)

By | 20/02/2024 7:19 am

Com Blinken, G-20 e ato bolsonarista à vista, Brasil está como o Diabo gosta e Bolsonaro adora

Lula vem extrapolando limites políticos e diplomáticos, um atrás do outro

(Coluna de Eliane Cantanhêde, no Estadão, em 19/02/2024)

Foto do author Eliane CantanhêdeToda vez que Lula põe os pés fora do Brasil, troca manchetes positivas por negativas e cria tensões desnecessárias, ao lançar frases de efeito irresponsáveis, de conteúdo errado, na hora errada. O alvo da vez é Israel, que entra obrigatoriamente, e de supetão, na agenda dele com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta quarta-feira de manhã. Não é um tema fácil. Lula vive às turras com Israel e acaba de comparar a ação em Gaza ao Holocausto, e Blinken representa o maior aliado israelense no mundo.

É admissível criticar Israel por reagir ao ataque terrorista do Hamas desproporcionalmente, com milhares de mulheres, crianças e civis mortos em Gaza. Mas, daí a comparar a ação israelense com o Holocausto e os 6 milhões de judeus mortos pelo nazismo é inaceitável sob todos os pontos de vista. Netanyahu é tudo o que se sabe, mas Lula lhe deu de bandeja a chance de retrucar, dizendo que a comparação com o Holocausto “ultrapassa a linha vermelha” e foi “vergonhosa e grave”. Como discordar?

Lula durante a cerimônia de abertura da Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana, na Etiópia
Lula durante a cerimônia de abertura da Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana, na Etiópia Foto: RICARDO STUCKERT/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – 17/02/2024

Em vez de procurar saídas diplomáticas, amenizar o impacto da sua fala e abrir canais, Lula dobrou a aposta e inverteu a ordem das coisas: chamou de volta o embaixador brasileiro em Tel Aviv e destacou o ministro Mauro Vieira para reclamar com o embaixador israelense em Brasília e acusar o primeiro-ministro e o chanceler de Israel de terem começado a “guerra” contra o Brasil. Não foi bem assim…

Suas relações com Israel nunca foram das melhores, mas Lula vem extrapolando limites políticos e diplomáticos, um atrás do outro. Tudo piora quando, ao mesmo tempo em que compara a ação israelense em Gaza com o genocídio de judeus por Hitler, ele cala diante do assassinato do líder oposicionista Alexei Navalni na Rússia e das prisões de adversários políticos na Venezuela, aqui nas nossas barbas.

Putin, Maduro e Xi Jinping são amigos… então, faz-se vista grossa? E Israel é inimigo, os EUA são prepotentes e a Europa é inconveniente… então, pau neles? O Holocausto não é um trauma só dos judeus, mas da humanidade, e a comparação absurda foi feita por Lula às vésperas da chegada de Blinken e da reunião de chanceleres do G-20, sob a presidência brasileira, no Rio, e mais: a uma semana do ato convocado por Bolsonaro em São Paulo.

Além de dar razão à reação de Netanyahu, Lula dá munição para Bolsonaro no Brasil que, já não bastasse, convive com dengue, covid, secas, temporais, violência e a primeira fuga de uma penitenciária de segurança máxima, além de uma queda de braço entre os três poderes. O ambiente está como o Diabo gosta e como Bolsonaro adora.
Comentário nosso
Nada contra os analfabetos, afinal tem muito matuto sabido no mundo. Mas como temos dito, improvisar é um risco para que não sabe o que diz.  Lula mais uma vez “cagou na rabichola”. E como sempre terminou dizendo besteira. Quem tem poucas letras deve se conformar com o que foi escrito pelos seus assessores para não ficar dizendo besteira. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *