TJPB lança nesta terça-feira 19 a ‘História da Comarca de Patos’, de autoria da desembargadora Graça Morais (com comentário nosso)

By | 14/03/2024 4:33 pm

(Marcelo Negreiros, com  Marcus Vinícius, no mnegreiros.com, em 14/03.2024)

O Tribunal de Justiça da Paraíba vai lançar, nesta terça-feira (19), às 9 horas, a obra ‘História da Comarca de Patos’, de autoria da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, vice-presidente do TJPB. O evento ocorrerá no hall do Fórum Miguel Sátiro, Patos. O presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva, participará do lançamento. A obra faz parte da Coletânea ‘História das Comarcas Paraibanas’.

O livro tem como coautores Damião Lucena, Flávio Sátiro Fernandes e José Ozildo dos Santos. A coordenação é do juiz Aluízio Bezerra Filho, da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de João Pessoa, e a editoração de Martinho Sampaio.

‘História da Comarca de Patos’ enfatiza e traz elementos históricos ao expressar a cronologia do tempo da Comarca, desde a sua criação, todos(as) juízes(as) que passaram pela unidade judicial e os(as) atuais, a evolução jurisdicional e administrativa até os dias de hoje, com o avanço da tecnologia.

No prefácio, a autora revela a virtude e as vinculações com a Comarca. A desembargadora Graça Morais destaca a alegria e comprometimento para colaborar no sentido de pesquisar e escrever sobre a sua história, ressaltando que, em 1955, aos cinco anos de idade, “recebi o sacramento do batismo na Catedral de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Patos, marcando uma afinidade que perdura ao tempo de minha existência”.

Breve histórico da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes:

Nascimento e formação:

  • Nasceu em São Mamede, sertão da Paraíba, em uma família humilde.
  • Estudou em escolas públicas em São Mamede e Patos.
  • Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Especializou-se em Direito Civil pela UFPB.

Carreira na Magistratura:

  • Ingressou na Magistratura Paraibana em 1984.
  • Iniciou a carreira como Juíza de Direito da Comarca de Juazeirinho.
  • Atuou em diversas comarcas do interior do estado, como Cajazeiras, Sousa e Campina Grande.
  • Em 2005, foi promovida a Desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Trajetória no TJPB:

  • Integrou diversas Câmaras Cíveis e Criminais do TJPB.
  • Foi Corregedora-Geral da Justiça da Paraíba no biênio 2013-2014.
  • Presidiu a Comissão de Jurisprudência do TJPB.
  • Atualmente, é vice-presidente do TJPB para o biênio 2023-2024.

Reconhecimento e homenagens:

  • Recebeu o título de Cidadã Pessoense da Câmara Municipal de João Pessoa.
  • Foi agraciada com a Medalha da Cidade de João Pessoa.
  • Recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José Arthur de Melo.

Outras informações:

  • É membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas.
  • É professora universitária.
  • Autora de diversos livros e artigos jurídicos.

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes é uma referência para a magistratura paraibana. Reconhecida por sua competência, dedicação e compromisso com a justiça, é um exemplo de mulher que lutou e conquistou seu espaço na sociedade.

Comentário nosso

O texto esqueceu o trabalho extraordinário que Dra. Graça desempenhou como juiza na cidade de Patos, inclusive como diretora do Forum. Trabalho do qual fomos testemunha como advogado, trinta anos atrás. Profundamente ligada à cidade de Patos, onde terminou os estudos de primeiro e segundo grau, Dra. Graça é muito querida na cidade onde fez inúmeros amigos. Estamos na expectativa desta sua obra sobre a comarca de Patos, que acreditamos seja de excelente feitura, pelo que conhecemos de sua capacidade intelectual.  Ela muito honra o lado menos abonado da família Morais pelo exemplo de superação. Subiu na carreira pelo próprio esforço e dedicação. E é das mais respeitadas na categoria. Parabéns. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *