É HOJE A PROCISSÃO DOS HOMENS!

By | 28/03/2024 9:36 am
(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 28/03/2024)
Como acontece desde 1954, portanto, há exatamente 70 anos, toda quinta-feira da Semana Santa a população masculina do município de Patos se concentra em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição – a 1º edificação da Urbs -, localizada na Praça João Pessoa (a Praça do CEPA),  para, a partir da meia-noite, sair dali em caminhada pelas principais avenidas da cidade cantando e orando e, assim, participando do singular evento religioso mais conhecido como A PROCISSÃO DOS HOMENS.
A Procissão tem a duração de 1 hora e o seu término acontece na Catedral de Nossa Senhora da Guia, local onde os participantes, num gesto de significativa espiritualidade, retiram do caixão do Senhor Morto, flores que o ornamentavam e guardam-nas como relíquias, para livrá-los dos supostos atropelos que o dia-a-dia pode proporcionar.
Um dos fundadores da Procissão dos Homens, Vigolvino – o Grande – que por muito tempo foi também sacristão, revelou que no início, toda quinta-feira da Semana Santa, juntava-se com alguns adeptos do ping-pong e ficavam jogando na sede da “Ação Católica”, instituição religiosa que ficava localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Guia. Lá pelas tantas, quando as pessoas estavam dormindo e as ruas completamente desertas, eles iam até a Igreja da Conceição, pegavam o Senhor Morto e o traziam para a Matriz Diocesana.
Com o passar do tempo, segundo “Vigô” o número de participantes foi aumentando consideravelmente a cada ano. Em uma determinada ocasião a multidão já se tornava quase incontrolável. Nesta oportunidade, ocorreu que alguns populares resolveram ir buscar o Caixão do Senhor Morto mais cedo que o de costume. Houve então um começo de tumulto, que foi controlado, após muito diálogo. Devido este acontecimento, a Igreja resolveu assumir, em definitivo, a Procissão. Naquela época, dirigia os destinos religiosos de Patos o Padre Francisco de Assis Sitônio, que foi vigário da Matriz de 1953 a 1959.
A Procissão, como de costume, sai impreterivelmente à meia noite da frente da Igreja da Conceição. O carro batedor da polícia segue na frente, os fiéis atrás vão se revezando no transporte do andor e acompanhando os cantores, que vão no carro de Fernando Som: “Perdão Meu Jesus / Perdão Deus de Amor /Perdão Deus Clemente / Perdoai Senhor”.
O cortejo segue por várias avenidas da cidade, até chegar a Catedral Diocesana onde o Vigário da Diocese os espera para as últimas orações.
Encerrada a Procissão e feita às últimas orações, o Senhor Morto é levado para o interior da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia, localizada na Rua Solon de Lucena, onde tem inicio um dos momentos mais esperados pelos participantes da caminhada: a retirada das relíquias. Os devotos se comprimem em volta do Senhor Morto e travam uma grande disputa na busca de conseguir uma flor, uma rosa, um cravo, ou mesmo uma pequenino ramo que ornamentavam o caixão e que será guardado com muito carinho, respeito e devoção.
A Procissão dos Homens, originaria da cidade de Patos, nasceu da necessidade de trazer o Caixão do Senhor Morto (que permanece durante todo o ano na Igreja da Conceição) para a Matriz de Nossa Senhora da Guia, de onde sai toda Sexta-feira Santa, a partir das 17:00 horas, acompanhado por uma grande quantidade de paroquianos que vão reverenciando a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na perspectiva da sua ressurreição.
Esta Procissão, a da sexta-feira, tem o seu encerramento na Igreja da Conceição, onde o senhor morto fica exposto em adoração até as 21:00 horas e, em seguida, é por ela acolhido para ali permanecer, por mais um ano.
Todas as reações:

Toinho Pereira, João de Lima e outras 8 pessoas

Curtir

Comentar

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *