Datafolha: 63% dos brasileiros são contra conceder anistia aos golpistas do 8 de janeiro

By | 30/03/2024 5:55 am

Até mesmo entre os bolsonaristas, a ideia de perdão aos golpistas é rejeitada pela maioria (53%).


(Portal WSCOM, em 29/03/2024)

Atos antidemocráticos / golpistas do 8 de janeiro foram organizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pela Folha de S. Paulo revela que 63% dos brasileiros se opõem à ideia de conceder anistia aos envolvidos nos ataques de cunho golpista ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Os dados evidenciam uma forte resistência por parte da população em perdoar os responsáveis pelos atos que abalaram a estabilidade democrática do país. De acordo com o levantamento, apenas 31% dos entrevistados se mostraram favoráveis à concessão de perdão, enquanto 2% afirmaram ser indiferentes e 4% optaram por não opinar.

Desde os eventos de janeiro de 2023, mais de mil prisões foram efetuadas, resultando em cerca de 1.400 denúncias. Até o momento, 145 pessoas foram condenadas a penas que variam de três a 17 anos de prisão.

O tema da anistia ganhou destaque especialmente após um ato de apoio a Jair Bolsonaro (PL) ocorrido na Avenida Paulista, em São Paulo, em 25 de fevereiro, no qual o ex-mandatário expressou sua defesa pela medida. Para muitos observadores, o objetivo de Bolsonaro é conseguir anistia para si, que é objeto de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

Embora haja um apoio mais expressivo por parte dos seguidores de Bolsonaro à ideia de anistia, esse respaldo não é tão grande, contrastando com a opinião dos eleitores do PT. Segundo os dados do Datafolha, 40% dos eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2022 são a favor da anistia, em comparação com 25% dos eleitores do presidente Lula (PT). Por outro lado, 71% dos votantes petistas e 53% dos bolsonaristas se posicionam contra o perdão aos envolvidos nos ataques. Mesmo entre os grupos que geralmente apoiam o bolsonarismo, não foram observadas discrepâncias significativas. Por exemplo, 59% dos evangélicos se mostraram contrários à concessão de anistia, enquanto 33% defenderam a medida.

A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de março, entrevistando 2.002 pessoas, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *