(Jozivan Antero – Polêmica Patos, em 17/04/2024)
Na noite desta terça-feira, dia 16 de abril, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos, a mesa diretora leu o Projeto de Lei que aumenta o salário dos vereadores, dos secretários municipais, do vice-prefeito e do prefeito de Patos.
O Projeto de Lei foi lido e seguiu para o parecer das comissões para que depois volte para apreciação dos vereadores. Caso seja aprovado, o aumento começa a vigorar a partir de 2025.
O Projeto de Lei já havia circulado em outro momento na Câmara Municipal de Patos, porém, diante da repercussão negativa, ele foi engavetado temporariamente e agora volta à tona.
Desta vez, o projeto retorna e as informações são de que existe acordo para sua aprovação. Até o momento, nenhum vereador falou sobre o projeto que deve elevar o vencimento do parlamentar que atualmente é de R$ 11.000,00 para pouco mais de R$ 17.000,00 de acordo com fontes não oficiais.
Comentário nosso
Não vou discutir aqui a justiça dos valores que passarão a ser pagos. O prefeito pelo menos trabalha quase todo dia. Os vereadores comparecem a duas sessões semanais e raras reuniões de comissões. Acho mais absurdo ainda o fato de cada vereador, além dos subsídios, ter direito a cinco assessores para fazerem coisa nenhuma, o que costumeiramente dar margem às “rachadinhas”, ou seja, parte do dinheiro vai terminar no bolso dos próprios vereadores. A maioria dos assessores só vai na Câmara receber o dinheiro todo mês. Quanto a discussão da lei, quero lembrar que os subsídios deles só podem ser aumentados de quatro em quatro ano, no primeiro semestre do mês em que vai haver eleição para renovação do mandato, isto para que o novo subsídios só seja pago para os futuros vereadores. (LGLM)