Comece a pensar em quem vai votar nas eleições deste ano

By | 23/04/2024 10:35 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 23/04/2024)

Nascido em outubro de 1945, a minha primeira oportunidade de votar foi nas eleições de 1965, para governador. Votei em João Agripino Filho, à época ainda filiado à UDN, partido no qual meu pai sempre votava.  Valeu este primeiro voto, pois Agripino foi o melhor governador da Paraíba até hoje.

Em 1966 votei em Aluísio Campos para senador, para deputado federal em Monsenhor Manoel Vieira e para deputado estadual votei em Inácio Bento de Morais, parente de meu pai.

Em 1968 houve eleição para prefeito e eu já votei fora da UDN, votei em Dr. Olavo Nóbrega (MDB). Para vereador votei em Ribamar de Brito, colega do Banco do Brasil. Estes foram meus primeiros votos.

Daí para cá votei vários anos no MDB e com a criação do Partido dos Trabalhadores, na década de oitenta, passei a votar no PT. Inclusive militei no partido por vários anos, sendo candidato a vereador em Patos e a deputado estadual, por duas vezes cada. Com meus votos, ajudei a eleger o primeiro vereador petista em Patos, Bonifácio Rocha, e o primeiro deputado petista estadual, Chico Lopes.

Só mais recentemente andei votando em alguns candidatos de outros partidos, embora para presidente tenha sempre votado em petistas. Nas últimas eleições fui candidato a vereador em Patos pelo Solidariedade, não obtendo sucesso. Este ano não tenho pretensão de ser candidato. O fato de morar em João Pessoa há uns trinta anos, me afastou muito da cidade e eu perdi as referências, apesar de manter a REVISTA DA SEMANA há quarenta e quatro anos e ainda manter muitos vínculos com a cidade.

Como continuo eleitor em Patos, vou tentar ajudar um candidato a vereador e um candidato a prefeito que tenham os mesmos compromissos que eu tenho de trabalhar sempre para que a nossa cidade cresça cada vez mais, dando melhores condições de vida a seus moradores.

Patos está precisando muito mudar o nível de sua Câmara de Vereadores. Precisamos de vereadores que lutem pelo que é melhor para a cidade ao invés de um monte de oportunistas que gastam fortunas para se elegerem, para depois ficarem chantageando os prefeitos para se locupletarem com benefícios pessoais fornecidos pelo poder público. Fuja desses.

Por isso achar que devemos começar a pensar em quem vamos votar este ano. Os pré-candidatos já começam a procurar os eleitores, oferecendo mil vantagens. Fuja deles. Mas se for abordado por um cidadão de vida limpa, independente, que não vai virar “puxa-saco” do prefeito para “mamar” nas tetas da prefeitura, diga que vai pensar no seu nome. Mas não se comprometa de imediato pois depois pode aparecer um nome melhor.

Diante dos nomes já anunciados, já escolhi em quem vou votar para prefeito e vereador. E dificilmente vou mudar, a não ser que um deles desista, o que acho difícil. Graças a Deus surgiram este ano, alguns bons nomes, basta saber escolher. Evite os oportunistas, mas se alguém lhe oferecer alguma vantagem diga que vai pensar e até receba alguma vantagem. Mas você só cometerá crime se votar em quem pagou pelo seu voto. Pois vendeu o voto.

Mas antes que eu me esqueça, para vereador vou votar em Misael Nóbrega.

Comentário

Comentário

Category: Blog Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *