Foguete desenvolvido pela UFPB ajuda na recuperação da Caatinga (confira comentário nosso)

By | 24/10/2024 10:42 am

(Paraíba Online, 22/10/2024)

 

ufpb

Foto: Angélica Gouveia/ UFPB/Arquivo

Pesquisadores da UFPB desenvolveram um foguete sustentável que está sendo utilizado para reflorestar áreas degradadas da Caatinga, bioma exclusivo do Brasil.

Feito com garrafa PET, fibra de vidro e impressão 3D, o foguete espalha sementes tratadas para aumentar suas chances de germinação.

O projeto, liderado pelo físico Renan Aversar, está sendo testado em Cabaceiras, no Cariri paraibano.

Segundo Avesar, a tecnologia permite reflorestar até um hectare com apenas oito lançamentos. O custo do projeto é mais baixo que métodos convencionais de reflorestamento com aviões.

Comentário nosso – Que tal a UFPB produzir os foguetes em larga escala e vender a preço de custo para as prefeituras distribuirem com os seus agricultores? O plantio ia virar divertimento e estaríamos fazendo um bem enorme à natureza. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *