Lula e Haddad venceriam Bolsonaro, Tarcísio, Marçal e Caiado em 2026, aponta pesquisa Quaest

By | 16/12/2024 6:51 am

Apesar de favoritismo contra os potenciais candidatos da direita à Presidência, mais da metade dos brasileiros acham que Lula não deveria tentar a reeleição

 

(Gabriel de Sousa, no Estadão, em 12/12/2024)

Foto do author Gabriel de Sousa
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 12, mostra que presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da FazendaFernando Haddad (PT), venceriam todos os potenciais candidatos da direita à Presidência em 2026 se as eleições fossem hoje. Em cenários hipotéticos de segundo turno, os dois bateriam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São PauloTarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) e o governador de GoiásRonaldo Caiado (União).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Wilton Junior/Estadão

De acordo com o levantamento, em um segundo turno, Lula teria 51% das intenções de voto em um embate direto contra Bolsonaro, ante 35% do ex-presidente, que hoje está inelegível e não poderia concorrer. Outros 11% votariam em branco ou nulo e 3% se mostraram indecisos.

A Quaest ouviu 8.598 eleitores brasileiros entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de um ponto porcentual e o índice de confiabilidade é de 95%.

Contra Tarcísio, Lula teria 52% dos votos, contra 26% do governador de São Paulo. Em um confronto contra Marçal, o presidente tem 52% e o ex-coach aparece com 27%. A maior vantagem do petista é em um embate com Caiado: o chefe do Executivo tem 54% e o governador goiano registrou 20% na sondagem.

Mesmo ganhando de todos os potenciais candidatos da direita, a maioria dos brasileiros não apoia uma nova participação do petista nas eleições. Para 52%, ele não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 45% avaliam positivamente a participação do petista no pleito. Outros 3% não souberam responder.

Haddad venceria revanche contra Bolsonaro e superaria Marçal, Tarcísio e Caiado

Haddad venceria Bolsonaro se uma revanche do segundo turno das eleições de 2018 ocorresse hoje. O ministro tem 42% das intenções de voto contra 35% do ex-presidente. Indecisos somam 5% e 17% dos brasileiros votariam em branco ou nulo.

Haddad também venceria Tarcísio (44% a 25%), Marçal (42% a 28%) e Caiado (45% a 19%).

Caso Lula não se candidate à reeleição em 2026, Haddad é o nome preferido dos eleitores para substituí-lo, com 27% respondendo que ele deveria ser o representante governista. Em seguida, aparecem o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 17%, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 14%, e o prefeito do Rio de JaneiroEduardo Paes (PSD) com 4%. O ministro da Casa CivilRui Costa (PT), e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), aparecem com 2%, cada.

Em seguida, aparecem Marçal, com 18%, Tarcísio, com 17%, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 10%. O governador do ParanáRatinho Júnior (PSD) tem 7% e o governador de Minas GeraisRomeu Zema (Novo), foi escolhido por 4%. Caiado, que busca cacifar a sua candidatura pelo União Brasil para enfrentar o petista, registrou 3% na sondagem.

Eleitores de Bolsonaro se arrependem mais da escolha feita em 2022

A Quaest também registrou que Bolsonaro tem mais eleitores desapontados, no final de 2024, do que Lula. Os que se arrependem do voto no ex-presidente são 11%, enquanto 86% não sentem remorso pela escolha. Outros 3% não souberam ou não responderam.

No caso de Lula, 9% dizem estar arrependidos pela escolha no segundo turno das eleições de 2022. Outros 90% não reconsideram o voto e 1% não soube ou não quis responder.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *