Curso de Medicina do UNIFIP supera médias regionais e nacionais no Teste de Progresso 2024 (confira comentário nosso)

By | 21/12/2024 7:08 am
(Marcos Oliveira, com Assessoria, em 20/12/2024)
Curso de Medicina do UNIFIP supera médias regionais e nacionais no Teste de Progresso 2024

Com desempenho sólido, estudantes do UNIFIP destacam-se em áreas fundamentais para a formação médica, principalmente na área de Saúde Coletiva, segundo dados da ABEM.

O curso de Medicina do UNIFIP atingiu um marco importante ao superar as médias regionais e nacionais no Teste de Progresso (TP) 2024. Este resultado reforça o compromisso da instituição em formar profissionais capacitados para os desafios da área da saúde e consolida sua posição como referência no ensino médico de qualidade.

O Teste de Progresso, uma avaliação longitudinal aplicada anualmente, é voltado para medir o desempenho cognitivo dos estudantes em todas as etapas do curso. Ele abrange grandes áreas da Medicina, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, garantindo que os conteúdos avaliados sejam alinhados às exigências do mercado e da sociedade.

Destaque em Saúde Coletiva

Entre os resultados, o desempenho em Saúde Coletiva foi um dos grandes diferenciais do UNIFIP. Com quase 70% de acertos, a área alcançou o máximo esperado para a avaliação, evidenciando a qualidade do currículo da instituição e seu alinhamento com as demandas sociais e humanistas da profissão médica.

Engajamento e excelência acadêmica

A participação superior a 80% dos estudantes no Teste de Progresso demonstra o alto comprometimento dos alunos com sua formação e consolida o UNIFIP como uma das instituições de maior adesão ao exame entre os cursos de Medicina do Brasil.

Para o coordenador do curso, Miguel Aguila Toledo, os números comprovam o diferencial do UNIFIP: “Os resultados do Teste de Progresso 2024 mostram que o curso de Medicina do UNIFIP é uma referência na formação de futuros médicos. Com uma educação de excelência e uma comunidade acadêmica engajada, seguimos construindo um legado de sucesso na área da saúde”, finaliza.

O reitor da instituição, João Leuson Palmeira, também celebrou o desempenho, “Parabenizo os estudantes, professores e toda a equipe do curso de Medicina do UNIFIP por esses resultados tão satisfatórios, que reafirmam nosso compromisso com uma educação transformadora”, conclui.

Um legado de qualidade

Na sua 12ª edição, o Teste de Progresso do UNIFIP reflete o trabalho conjunto entre docentes, discentes e gestores acadêmicos para oferecer um ensino alinhado às melhores práticas pedagógicas. Ao participar nacionalmente de duas edições da avaliação, a instituição não apenas reafirma sua relevância regional, mas também se posiciona como um exemplo de excelência na formação médica no Brasil.

Comentário nosso – Diante da desconfiança generalizada com os cursos de Medicina de universidades privadas, que seriam meros PP (pagou/passou), pois nenhum curso vai reprovar quem paga uma mensalidade de dez/doze mil reais por mês, avaliações por entidades acreditadas são uma prova de que o curso da UNIFIP tem um padrão de qualidade respeitável. Parabéns à direção e à equipe docente da nossa universidade. Aliás, desde a Fundação Francisco Mascarenhas que a entidade tem surpreendido, pelo pioneirismo e pela seriadade com que encara a missão de educar. Há uns cinquenta anos,ouvi de um colega que se transferira do curso de Economia da Fundação para o curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, que o curso local não ficava nada a dever ao curso da respeitada universidade pernambucana. E uma grande surpresa tem sido o desempenho de João Leuson, “um jovem boêmio bon vivant” que se transformou num grande e vitorioso executivo.  (LGLM)

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *