Pedro Leitão assume o lugar de Germana Wanderley, que ainda não foi anunciada em nenhuma pasta
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, anunciou na tarde desta sexta-feira (27) que o atual chefe de gabinete, Pedro Leitão, assumirá a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte a partir de janeiro de 2025. A decisão foi oficializada após uma reunião no gabinete do prefeito.
Pedro Leitão, que esteve à frente do Gabinete do Prefeito durante os últimos quatro anos, é conhecido por sua ampla experiência na administração pública. Ele já ocupou interinamente o cargo de secretário na mesma pasta em 2023, demonstrando familiaridade com os desafios e demandas do setor.
Em seu anúncio, Nabor Wanderley destacou a competência de Pedro Leitão e sua longa trajetória de colaboração com a gestão municipal.
“Pedro Leitão tem experiência em diversas áreas da administração pública, já foi nosso Chefe de Gabinete por muitos anos, é responsável no que faz e companheiro de longas datas. A partir de janeiro de 2025, Pedro Leitão terá um novo desafio e irá comandar a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, pasta que já comandou interinamente por um período em 2023.” declarou o prefeito.
Pedro Leitão assume o lugar de Germana Wanderley, que ainda não foi anunciada em nenhuma pasta. A mudança na secretaria busca intensificar o trabalho voltado ao fomento da cultura, valorização do patrimônio histórico e natural, e promoção do turismo e do esporte como vetores de desenvolvimento social e econômico.
Além de Pedro Leitão, outro nomes já foram anunciados para o secretariado e a gestão administrativa a partir de 2025. São eles:
- Bomfim Júnior – Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos
- Alexsandro Lacerda – Procurador Geral
- Leônidas Dias – Secretário de Saúde
- Francivaldo Dias – Secretário de Administração
- Maria José Monteiro – Secretária de Finanças
- Ítalo Torres – Secretário de Defesa do Consumidor (Procon Patos)
- Edjailson Batista (Ed) – Secretário de Planejamento Urbano
- Adriana Carneiro – Secretária de Educação
- André Guedes – Superintendente do Instituto PatosPrev
- Helena Wanderley – Secretária de Desenvolvimento Social
Comentário nosso – A chefia-de-gabinete do prefeito é um cargo de grande importância, pois funciona como um filtro de muitas demandas que podem chegar até o prefeito. Muita gente que procura falar com o prefeito pode ter seus problemas resolvidos pelo próprio chefe de gabinete. Quem será com a experiência na função que pode suceder Pedro Leitão? Será que Nabor vai querer nomear para esta função sua filha, Olívia, para treiná-la para futuras missões políticas? Quanto a um possível descarte de Germana Wanderley, nada mais lógico, diante dos comentários de que o marido dela será candidato a deputado estadual e, portanto, futuro adversário do grupo Motta. (LGLM)