Posts da Semana

By | 02/04/2017 4:54 am

 

Relator apressa voto que Temer preferia atrasar

(Josias de Sousa, em blog no UOL)

Relator do processo que pode resultar na cassação do mandato de Michel Temer e na inelegilidade de Dilma Rousseff, o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral, se equipa para divulgar o seu voto nos próximos dias. Deve-se a corrida contra o relógio à tentativa do relator de se contrapor às manobras do Palácio do Planalto para retardar o julgamento. O governo dá de barato que a posição de Benjamin será a favor da interrupção do mandato do presidente.

Os operadores políticos do governo se movem com a sutileza de uma manada de elefantes. Levam o pé ao freio para permitir que Temer interfira no colegiado que irá julgá-lo. Dois ministros estão na bica de deixar o tribunal. Henrique Neves sairá em 16 de abril. Luciana Lóssio, em 5 de maio. Conforme já noticiado aqui, Temer indicará como substitutos, respectivamente, os advogados Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

O relator Benjamin prefere abrir o julgamento com a composição atual do TSE, oferecendo aos ministros que vão embora a oportunidade de acompanhá-lo em seu voto. Por mal dos pecados, a data da saída de Henrique Neves cairá no Domingo de Páscoa. Que será precedido do feriado da Sexta-feira Santa (14/04). Não é negligenciável a hipótese de o TSE enforcar a semana. Daí a pressa de Benjamin.

Depois de pronto, o voto do relator vai à mesa do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a quem cabe marcar a data para o início do julgamento. Gilmar é, hoje, um dos principais conselheiros de Temer.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcaram para esta semana o início do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 194358. Serão realizadas quatro sessões plenárias exclusivas para o exame do processo, sendo que duas ordinárias e duas extraordinárias. Na terça-feira (4), haverá uma sessão extraordinária às 9h e uma ordinária a partir das 19h. O julgamento prossegue na quarta-feira (5), às 19h, com uma sessão extraordinária. E na quinta-feira (6) somente será realizada a sessão ordinária, às 9h. O rito da ação no Plenário seguirá a mesma metodologia adotada nos processos julgados nas sessões do Tribunal.

 

Diretora do PA Maria Marques concedeu entrevista na Rádio Espinharas e esclareceu atendimentos médicos

“O PA Maria Marques continua sendo porta de entrada para muitas pessoas do município de Patos”, assim começou a entrevista do programa Polêmica com Jozivan Antero, nesta terça-feira (28/03) nas Rádios Espinharas AM e FM com a Diretora da unidade, Railda Almeida.

Durante cerca de 45 minutos, a diretora respondeu ao apresentador do programa, bem como aos ouvintes que participaram, utilizando os telefones e redes sociais.

Ao ser indagada pelo radialista sobre os atendimentos da unidade, a diretora falou: “a administração, ela preza muito pelo atendimento humanizado e se em alguns momentos ficamos sem atender algumas crianças, quero dizer que, se nós negligenciamos alguns atendimentos foi devido um suporte, até se precavendo de uma parte mais emergencial. Quem conhece bem o PA Maria Marques, sabe que nós não temos estrutura especializada para atender crianças, nós não temos um pediatra, não temos um suporte mais avançado; por exemplo, se uma criança passar mal e precisar de um entubamento, esse tipo de coisa. Mas as crianças são atendidas, o que tira elas do quadro de risco para depois ser encaminhada. Mas quero informar que estamos atendendo, fazendo uma triagem…”, disse.

Ao ser questionada sobre as principais dificuldades do Pronto Atendimento, Railda respondeu, “eu acho que o pessoal gosta muito de falar dos pontos negativos, mas não gostam de focar os pontos positivos que existe dentro do PA Maria Marques. Hoje dentro do PA são atendidos mais de 150 pessoas, isso nos períodos manhã e noite. São dois médicos durante o dia e dois médicos a noite, então nós temos quatro médicos dentro da unidade. Entre janeiro e março, nós já estamos próximos dos 20 mil atendimentos… então eu acho que os pontos positivos são tão grandes que os negativos acabam não sobressaindo sobre esta situação. Quando não temos condições de atendimento, encaminhamos para os hospitais regional e infantil e ficamos tristes quando muitas vezes fazemos os encaminhamentos e por vezes o paciente volta, dizendo que o médico rasga o encaminhamento porque diz que os profissionais do PA Maria Marques não tem condições de fazer encaminhamento, ou diagnóstico. Então tudo que é possível nós fazemos”, afirmou.

Quando foi interrogada sobre a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Railda Almeida informou que todos os esforços estão sendo feitos de acordo com as portarias do Ministério da Saúde e que em menos de um mês a UPA estará aberta. Quando foi dado oportunidade para a participação dos ouvintes, vários deles elogiaram o atendimento e agradeceram a presteza dos profissionais daquela Unidade de Pronto Atendimento.

  • Fala da diretora do PA Maria Marques, Railda Almeida –Download

(SECOM)

 

Prefeito de Patos se reuniu com comerciantes do mercado da carne para debater melhorias no local

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 31/03/2017 7:18 pm

O prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, acompanhado do secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, do secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves de Lima, e do secretário de Serviços Públicos, Jardelson Medeiros, se reuniu, na noite desta quarta-feira, 29 de março, com dezenas de comerciantes que trabalham no Mercado Público Juvino Lilioso,  mais conhecido como Mercado da Carne.

A reunião aconteceu no auditório do SAMU, localizado na Avenida Lima Campos, no bairro do São Sebastião, em Patos, e teve como objetivo principal abrir um debate com os marchantes sobre as principais necessidades de melhorias para o local a fim de trazer mais qualidade ao serviço prestado à população de Patos.

“Estamos tentando, em Brasília, a reforma de todo o Mercado da Carne e não tínhamos como começar esse projeto, não teríamos como iniciar essa reforma, sem antes conversar com eles. Esse foi um momento ímpar, um momento onde acredito que deve mudar a relação da prefeitura com o Mercado da Carne, bem como a organização por parte dos marchantes para que os direitos deles sejam preservados. Também pensando naqueles que trabalham no entorno do Mercado da Carne, os empresários que também trabalham ao redor, para que possamos fazer, verdadeiramente, a melhoria necessária”, disse o prefeito Dinaldinho.

De acordo com o comerciante, Renato Costa, a reunião foi positiva, pois mostrou que a prefeitura pretende trazer melhorias que o Mercado Público precisava há muito tempo.

“No meu ponto de vista, o que ele [Dinaldinho] explicou aqui na reunião, ele quer melhorar em termos da segurança, higiene e qualidade do Mercado da Carne. Tá tentando fazer o que, em 12 anos, talvez até em mais, não conseguiram fazer pra nós”, comentou Renato.

A reunião resultou em algumas medidas que serão providenciadas de imediato. Dentre elas, a criação de uma representatividade dos comerciantes para um melhor diálogo da classe com o poder público; a confecção de um Código de Conduta por parte de todos que trabalham no mercado; a definição de horários de funcionamento; a limpeza regular no local e a segurança que terá como contribuição o monitoramento do local através de câmeras.

“Hoje foi um dia em que saio muito feliz com relação a essa reunião, quando todos entenderam a problemática e entenderam que há um momento em que tem que resolver o problema da carne do nosso município e passa pelas melhorias e adequações dentro da lei e dentro da vigilância que rege o nosso país para que possamos ter a comercialização de carne de qualidade no nosso município”, concluiu o prefeito Dinaldinho Wanderley.

  • Prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley –Download
  • Comerciante do Mercado da Carne, Renato Costa –Download
  • Comerciante do Mercado da Carne, Joselito Morais –Download

 

 

Superintendentes do PatosPrev participam de reunião do SINFEMP

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 31/03/2017 7:22 pm

O superintendente do PatosPrev, Ariano Medeiros, e o superintendente adjunto, Danilo Freitas participaram de uma reunião do Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região (SINFEMP), realizada na manhã desta quinta-feira, (30/3), no auditório da Associação Comercial de Patos.

Os representantes do Instituto de Previdência do Município estiveram presentes na reunião atendendo a um convite do sindicato e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e ouvir as reivindicações dos servidores ativos e inativos do município.

Para Ariano Medeiros, a participação dos representantes do PatosPrev nesta reunião foi muito importante, porque serviu para ter um contato imediato com os aposentados e pensionistas, uma vez que  o PatosPrev sempre busca manter uma linha de diálogo aberto com o sindicato.

“Nós recebemos o instituto de previdência em uma situação sensível, e isso não são palavras da superintendência, são provas existentes com base em auditorias do Ministério da Previdência Social. O que mais nos chama atenção, neste momento, é que todos os processos concedendo aposentadorias e pensões estão sofrendo auditorias por parte do Tribunal de Contas”, destacou Ariano ao esclarecer para todos os presentes a atual realidade em que foi encontrado o instituto.

  • Fala do Superintendente do PatosPrev – Ariano Medeiros –Download

 

Evento de apresentação do Patos Shopping atraiu atenção de empresários de toda a região

(SECOM)

A apresentação ao público do Patos Shopping, nesta quarta-feira, 29/03, empolgou autoridades e empresários que compareceram ao evento promovido pelo grupo do Armazém Paraíba, responsável pelo empreendimento.

Através do documentário exibido durante o evento, todos tomaram conhecimento da dimensão do novo shopping, cuja inauguração está prevista para abril do próximo ano. Depois da exibição do documentário, o arquiteto responsável pelo projeto, dirigentes do grupo Armazém Paraíba e da construtora responsável pelas obras participaram de um debate com os empresários onde tiraram todas as dúvidas sobre o funcionamento do empreendimento e sobre a locação das lojas.

A participação do público no debate mostrou o interesse que o Patos Shopping está despertando. A grandiosidade do empreendimento, a quantidade de oportunidades de emprego que vai proporcionar e a atenção que vai despertar para atrair afluência de consumidores de toda a região estão empolgando a população de um modo geral. O interesse dos empresários foi demonstrado também na afluência ao stand montado na frente do shopping para atender aos que já demonstram interesse em se instalar no empreendimento, nos mais diversos ramos de comércio. O stand passou a atender no início da tarde da quarta-feira.

O Governo Municipal tem demonstrado a intenção de apoiar o empreendimento em todos os aspectos, desde as parcerias público/privadas que poderão ser feitas na questão da mobilidade urbana, no treinamento da mão de obra que será utilizada pelo novo empreendimento e todo e qualquer apoio que possa oferecer ao maior empreendimento comercial que se implanta na região, sem demérito de outras obras de vulto que devem ser inauguradas nos próximos meses, todas ampliando o mercado de trabalho e a atividade comercial na região.

No discurso proferido durante o evento, o prefeito Dinaldo Wanderley fez questão de demonstrar o interesse da sua administração em apoiar de todas as formas possíveis todos os empreendimentos que manifestarem intenção de se implantarem em Patos.

“Nós temos um shopping que está investindo muito no nosso município, e quer principalmente o desenvolvimento econômico da cidade. A prefeitura está parceria nesse momento na capacitação, no treinamento daqueles que vão ser empregados aqui no shopping. Estamos em parceria com o FIEP, com o Complexo S, para que a gente possa fomentar os empregos nosso município. Nesse momento Patos cresce com o nosso desenvolvimento econômico, através da nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico e claro, dos empresários que estão investindo nesse grande empreendimento,” disse o prefeito.

  • PREFEITO DINALDINHO – APRESENTAÇÃO DO PATOS SHOPPING –Download

 

Empresa Conserv flagra lixo hospitalar sendo descartado pelo Hospital Regional junto com o lixo domiciliar

Diante das denúncias de que a empresa Conserv, contratada pelo governo municipal para recolhimento do lixo domiciliar, estaria descartando lixo hospitalar no Lixão, o gerente da empresa, Olegário Freires, resolveu investigar o caso para descobrir de onde estaria vindo este lixo hospitalar.

Na manhã desta quinta-feira (30/3), Olegário Freires se dirigiu ao local onde o Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro faz o descarte do lixo não-hospitalar para ser recolhido pelos carros da limpeza urbana.  Na oportunidade Olegário pediu para que os garis abrissem os sacos de lixos do hospital, e constatou que realmente havia sacos com lixo hospitalar.

Em seguida o gerente da Conserv contatou o secretário de Serviços Públicos, Jardelson Medeiros, e o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves de Lima, informando o fato. Este último, Natércio, deslocou-se imediatamente para o Hospital Regional. Com sua chegada, o gerente da Conserv, acompanhado pelo secretário, procurou a diretora do hospital, Liliane Abrantes, que pôs em dúvida as afirmações do representante da empresa, mas terminou determinando que o senhor Olegário fosse acompanhado por uma funcionária do Hospital até o local onde o lixo estava descartado, que acabou comprovando a veracidade do fato. A ação foi registrada como prova, através de fotografias dos sacos e seus conteúdos.

Diante do caso, o gerente da Conserv informou a diretora do Hospital que a partir da data de hoje, dia 30 de março, o recolhimento do lixo do Hospital Regional de Patos está suspenso até que sejam tomadas providências para separar o lixo hospitalar do lixo comum.

Já a secretaria de Meio Ambiente, tendo verificado a ocorrência do lixo hospitalar misturado com o lixo domiciliar no depósito do próprio hospital, destinado a ser recolhido pela empresa, verificou também a presença de lixo hospitalar em sacos colocados nos canteiros em frente ao hospital, o que segundo a secretaria de Meio Ambiente estaria colocando em risco a população de um modo geral. Os fatos levaram a Secretaria a lavrar os competentes autos de infração, previstos na legislação, punindo o Hospital Regional pela infração cometida e recomendando que o fato não se venha a repetir.

  • Fala do gerente da Conserv, Olegário Freires –Download
  • Fala do secretário municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves –Download

 

Secretários se reúnem com agropecuaristas visando instalar abatedouro modelo no município

O secretário de Agricultura, João Paulo Lacerda; a secretária de Saúde, Andressa Lopes; e o adjunto da Infra Estrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros, estiveram reunidos na manhã desta quinta feira (30/03) com os agropecuaristas, Pierre Landolt e Hercules Sidney Firmino (Siduca), com o objetivo de apresentarem projetos para a implantação de um abatedouro público municipal com padrões que obtenha o certificado, Serviço de Inspeção Federal – SIF.

Pierre Landolt que já domina a tecnologia em suas fazendas com certificados de vários órgãos de inspeção, apresentou um projeto para abate de animais de pequeno porte.  Em levantamentos realizados por sua equipe, constatou que nas regiões de Pombal, Aparecida e Sousa a produção chega a mais de 80 mil animais que somados a região de Patos, garantiria uma quantidade significativa de abate, gerando emprego, renda para o município e produtores, como também incentivos para produção de couro, através de curtumes e outros derivados de origem animal. Aliado a isso, ainda teria as condições necessárias para a criação de um frigorífico em cooperativa com produtores e comerciantes de Patos.

A secretária de Saúde, Andressa Lopes, mostrou-se extremamente satisfeita com a idéia, uma vez que um projeto desta magnitude só contribui para a prevenção de saúde da população ao consumir produtos de qualidade e higiene. A qualidade da carne é um dos itens que precisa de muita atenção e o momento não poderia ser mais oportuno, principalmente depois das operações da Polícia Federal nos frigoríficos do país.

O secretário Adjunto da Infraestrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros, ressaltou a importância da fiscalização do produto (carne) e citou os exemplos que são vistos em tarimbas espalhadas em vários pontos da BR-230. Ele ainda sugeriu a construção dos locais de abate de animais, observando os padrões de higiene. Ainda relembrou a antiga feira de animais que acontecia próximo ao matadouro público de Patos.

Hercules Sidney Firmino enfatizou a cobrança junto aos políticos que atuam na região, para a destinação de emendas parlamentares que visem fortalecer a cadeia produtiva desta área polarizada por Patos, incentivando a geração de emprego e renda. Ele próprio se comprometeu em cobrar de parlamentares que tem relacionamento, recursos para a criação do abatedouro.

João Paulo Lacerda, secretário de Agricultura do município, apresentou um projeto de construção semelhante ao de outra localidade do Nordeste, além dos custos que seriam necessários para tornar o projeto, realidade. Em levantamentos apontados por João Paulo, a renda obtida com o abate e comercialização dos produtos derivados deste comércio, gerariam rendimentos relevantes para toda a região, envolvendo vários ramos de negócios como: transporte, combustível, restaurante e diversas outras áreas.

Ao final do encontro, os participantes ficaram de marcar um novo debate, desta vez com abatedores da região para discutirem prioridades e necessidades para colocar em prática o mais rápido possível.

  • Fala da secretária municipal de Saúde, Andressa Lopes – Download
  • Fala do adjunto da Infra Estrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros – Download
  • Fala do secretário municipal de Agricultura, João Paulo Lacerda – Download
  • Fala do agropecuarista Pierre Landolt – Download
  • Fala do agropecuarista Hércules Sidney Firmino (Siduca) – Download

 

Administração municipal de Patos denuncia à polícia servidor que forjava contratos de locação de veículos

(SECOM)

Tomando conhecimento de que um servidor da Prefeitura estaria forjando contratos de locação de veículos que, pretensamente, prestariam serviços à edilidade, a administração municipal mandou que fossem apurados os fatos para tomada das providências cabíveis.

Nas averiguações, foram identificados dois taxistas que teriam sido atraídos para o negócio. Através deles, se conseguiu cópias dos pretensos contratos, onde constavam a assinatura do taxista e uma assinatura falsificada do Secretário de Administração. Os taxistas revelaram que o servidor teria realizado uma reunião na casa de um deles, no bairro do Jatobá, onde propusera o contrato a cerca de trinta profissionais, garantindo que este seria validado pela administração e publicado no Diário Oficial. Cobrava o valor de R$ 600,00, (seiscentos reais), à vista, e informava que cada profissional pagaria mais mil reais quando o contrato entrasse em vigor. Pelo contrato, cada profissional receberia R$ 3.400,00 por mês, durante dois anos. Aprofundadas as investigações, chegou-se ao nome de um servidor, de iniciais L. A. C. C., assessor técnico, lotado na Secretaria de Serviços Públicos.

Nesta quinta-feira, 30 de março, o Dr. Taciano Fontes, assessor jurídico da Secretaria de Administração, denunciou os fatos ao Delegado de Roubos e Furtos e solicitou que se providenciasse um flagrante dos envolvidos “de modo que fique claro que não há qualquer participação ou conivência da gestão com atos desta natureza”.

Na noite desta quinta-feira, (30/3), o suspeito foi convidado a comparecer à Prefeitura Municipal, quando, confrontado com as informações já colhidas, terminou por confessar a prática dos atos, sendo conduzido, em seguida, para a Delegacia de Roubos e Furtos, para que fossem esclarecidos os fatos. O titular da Delegacia de Roubos e Furtos Bacharel Demetrius Patrício Lima de Melo, ouviu como declarante o Secretário de Administração, Manoel Nóia Jácome Filho e o Chefe da Guarda Municipal, Rafael Gomes, alguns taxistas e o suspeito de iniciais L. A. C. C.

Mais de vinte taxistas já tinham ido até Delegacia da Polícia Civil, portando cópias dos contratos forjados e procurado saber como recuperar o dinheiro investido.

Diante dos fatos, o Procurador Geral do Município, Philllipe Palmeira, informou que o servidor deverá ser exonerado pela administração.

A gestão municipal adverte que nenhum servidor ou qualquer pessoa está autorizado, em caráter particular, a fazer contratações que obriguem a Prefeitura.

  • Delegado Bel Vinicius Patricio – Download
  • Advogado Dr Taciano Fontes – Download

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *