Justiça suspende veiculação de mais duas pesquisas (*)

By | 24/08/2014 7:00 am

PBAgora

A Juíza Niliane Meira, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba acatou um novo pedido de liminar interposto pelo candidato a deputado Leandro Wagner, do PPL, e decidiu impugnar mais duas pesquisas de intenção de votos registradas nos últimos dias perante á justiça eleitoral do Estado. Foram alvos do pedido de impugnação duas pesquisas do Instituto Souza Lopes registradas no Tribunal Regional Eleitoral sob números 07/2014 e 10/2014.
A liminar foi concedida ontem, no dia do debate, às 21 horas. O advogado responsável é Francisco Ferreira.
Os argumentos usados pelo advogado foram várias irregularidades no registro das pesquisas que deveria ter informado, após sete dias do registro inicial, os dados dos municípios e bairros onde foram coletadas as informações de intenções de voto.
“Mais uma vez, o Instituto Souza Lopes, assim como também incorreu o IPESP na ultima pesquisa divulgada e suspensa pela justiça, não respeitaram a lei eleitoral. Ora , como confiar nos dados de uma pesquisa onde a empresa pesquisadora não traz a conhecimento da justiça eleitoral os dados obrigatórios para conferência da veracidade e autenticidade das informações ? Como confiar nos números de uma pesquisa que tem sete dias para trazer esses dados e passa meses sem apresentar? Durante esse tempo todo, pode haver qualquer manipulação nos questionários e consequentemente nos dados e números para divulgação. Por isso a resolução 23.400 do TSE exige o tempo de no máximo sete dias para apresentação desses dados internos”, concluiu o advogado.
Agora ao todo, já são cinco pesquisas suspensas pela justiça eleitoral por irregularidades e descumprimento da lei. Dessas cinco, quatro foram realizadas pela Souza Lopes encomendada pelo Sistema Correio e uma pelo IPESP, encomendada pelo Jornal da Paraíba, com sede em Campina Grande.

Comentário do programa – Muita gente tem nos perguntado por que não divulgamos as pesquisas da Paraíba. Uma das razões é que elas nunca são confirmadas pelo resultado das urnas. Nas eleições de 2010, até às vésperas, as pesquisas davam vitória de Zé Maranhão e o resultado todo mundo sabe. Tudo indica que os partidos manipulam as pesquisas para impressionar o eleitor, indicando que seu candidato vai ganhar, para ver se muda o resultado. Outra razão é que apesar de rodar o Estado todo, nos últimos dezenove anos, sempre trabalhando nas ruas, nunca fui entrevistado por nenhum pesquisador. Você, amigo ouvinte, já foi entrevistado alguma vez? (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *