Emoção contagia presentes durante homenagem a professora Gilda Freire, em Patos

By | 27/11/2016 3:01 am

 

(veja comentário no final)

         A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manuel Vieira, popularmente conhecida por CEPA, através da direção escolar, prestou na manhã desta quarta-feira, dia 23, uma bela homenagem a professora Gilda Freire dando o nome dela ao auditório da referida instituição de ensino.

         Gilda Freire Torres, 68 anos, faleceu no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, no dia 02 de abril de 2015 após uma grande batalha contra o câncer. Gilda exerceu várias funções como servidora pública, entre as quais professora, coordenadora do projeto Centro Paraibano de Educação Solidária (CEPES), funcionária da Casa da Cidadania, além de conquistar a todos com quem conviveu. Gilda era casada com Ibiapino Medeiros (em memória) com quem teve um único filho, Gilbiano Freire.

         A solenidade contou com a presença de irmãos da homenageada, bem como de nora, netas, sobrinhos, além de amigos e colegas de trabalho. Estudantes do CEPA, que participam de projetos culturais, fizeram apresentações musicais que encantou os presentes. Destaque para o sexteto e para canções emocionantes interpretadas pelos jovens estudantes.

         O ex-deputado Estadual, ex-deputado Federal e advogado militante, Gilvan Freire, irmão de Gilda Freire, proferiu discurso em nome da família. Gilvan Freire, com sua eloquência cheia da presença de sentimentos de ternura e fraternidade, fez brotar lágrimas dos olhos de grande parte do público e principalmente dos familiares. Gilvan falou da generosidade, simplicidade, espírito de desprendimento e da mulher que foi grande até mesmo quando fez saber que a morte estava se avizinhando.

         A placa colocada na entrada do auditório Gilda Freire Torres foi descerrada e tem os seguintes escritos: “Em vida cultivou as duas maiores virtudes humanas: a generosidade e integridade. Como educadora, deixou esses legados aos jovens de seu tempo. Seu exemplo pessoal foi a sua maior lição”.   

         Gilbiano Freire disse que a homenagem é especial para uma pessoa muito especial. “Eu fui educado por uma pessoa altamente generosa e que guardo, acima de tudo, integridade, honestidade e amor ao próximo que foi o que ela mais me ensinou”, disse Gilbiano ao lado de suas duas filhas e sua esposa.

         Tânia Bezerra, diretora da Escola Monsenhor Manuel Vieira, comentou que a homenagem vinha sendo planejada (h)a bastante tempo. Tânia disse que não esperava tanta emoção diante da homenagem. Perguntada se Gilda Freire era tudo aquilo que foi relatado, Tânia foi enfática: “Ela foi muito mais! ”.

(Jozivan Antero – Patosonline.com)

Comentário do programa – Homenagem das mais merecidas a uma pessoa muito querida, por quantos a conhecemos. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

One thought on “Emoção contagia presentes durante homenagem a professora Gilda Freire, em Patos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *