Tem sido constante a reclamação de atraso na entrega de documentos e de emissão de guias por parte da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (4ª CIRETRAN), órgão ligado ao Departamento de Trânsito da Paraíba (DETRAN-PB), na cidade de Patos.
De acordo com usuários, alguns documentos, tipo transferência de veículo, chegam a demorar mais de 40 dias após a solicitação, pois estes são enviados para João Pessoa, passam pela Coordenação do Registro Nacional de Veículos (RENAVAN) do DETRAN-PB, depois são enviados para Casa da Cidadania em Patos e só após isso é emitido na 4ª CIRETRAN, em Patos.
Proprietários de ciclomotores, as chamadas Cinquentinhas, também estão reclamando da falta de emissão de guia para pagamento após o processo encaminhado pela autoescola Cristo Rei, única da cidade a encaminhar ACC. Os usuários alegam que fazem os procedimentos na autoescola, mas quando chegam na 4ª CIRETRAN não conseguem tirar a guia para pagamento.
A problemática da 4ª CIRETRAN pode estar ligado ao crescimento da frota de veículos e a falta de adequação do órgão para atender toda a região sertaneja. A cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, é um exemplo de agilidade na emissão de documentos. Em Caicó, existe uma equipe do RENAVAN na própria CIRETRAN, além de outros serviços. Dessa forma a solicitação de alguns usuários é atendida em menos de 24 horas. Como em Patos quase tudo vai para João Pessoa, a demora tem sido quase que inevitável.
Cleirton Ventura, diretor da 4ª CIRETRAN, falou com a reportagem via telefone. O superintendente está em João Pessoa tratando de assuntos pertinentes ao órgão. Ele disse que reconhece alguns problemas, mas espera que sejam solucionados até o início de dezembro de 2016. Sobre a falta de guia para aquisição da ACC, o diretor comentou que desconhece o fato, porém vai apurar o que está acontecendo.
(Jozivan Antero – Patosonline.com)