Em homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro, a Escola Coriolano de Medeiros promove atividades na cidade de Patos (com comentário nosso)

By | 10/02/2019 7:10 am

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros, localizada no Bairro Santo Antônio, em Patos, está realizando sua semana pedagógica 2019. O planejamento está no seu terceiro dia e nesta sexta-feira (08) fez uma bonita homenagem ao imortal Jackson do Pandeiro nos seus 100 anos.

 

O historiador Romildo de Sousa esteve entre os convidados para a homenagem e fez uma abordagem sobre a vida e a obra do paraibano José Gomes Filho, o popular Jackson do Pandeiro. A sugestão para o tema vem da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e vem sendo abraçada pelas escolas.

 

O ritmista e cantor popular Derréis se fez presente a convite dos professores. Derréis, que tem forte semelhança com Jackson do Pandeiro e canta músicas do próprio Jackson, fez participação com seu pandeiro e encantou aos presentes.

 

O músico e sanfoneiro Jaelson Gomes, o violonista Kelvin Fernandes, o percursionista Marcelo Háyla e Juca, filho do saudoso sanfoneiro Elvandro, cantaram na atividade e animaram os professores. A iniciativa fez um resgate da história de Jackson do Pandeiro e deve se estender durante todo o ano de 2019 em ocasião do centenário.

 

Comentário do programa – Parabéns ao Coriolano de Medeiros por esta homenagem a José Gomes Filho, o popular ritmista Jackson do Pandeiro. Por coincidência passamos esta semana pela cidade de Alagoa Grande, onde Jackson do Pandeiro nasceu em 31 de agosto de 1919. Existe um portal na entrada da cidade encimado por um enorme pandeiro, homenageando o ilustre filho da cidade. E o Coriolano de Medeiros mora no meu coração. Fui aluno fundador daquele grupo escolar, inaugurado em finais de 1952, sendo de sua primeira turma do segundo ano primário, em 1953. Minha professora era dona Adjalma Medeiros, saudosa irmã do futuro prefeito Rivaldo Medeiros. No Coriolano fiz o segundo e terceiro anos primários, indo depois para o Seminário de Cajazeiras, onde fui selecionado para o quarto ano primário. O Coriolano já era, à época, uma escola de referência, dirigida pela saudosa dona Lidinha Farias e integrado por excelentes professoras. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *