Fiscalização do trabalho deve vir a Patos fiscalizar se empresas notificadas matricularam e contrataram os aprendizes a que são obrigados

By | 12/02/2019 10:39 am

 

No final de janeiro passado, a fiscalização do trabalho esteve em Patos e notificou cerca de 50 empresas que necessitam contratar aprendizes dentro das exigências da legislação trabalhista. Algumas destas empresas já possuem a quantidade de aprendizes necessária, outras precisam contratar novos aprendizes ou substituir aqueles que tiveram os contratos encerrados.

Na próxima semana, a fiscalização deverá voltar a Patos para verificar se as empresas notificadas para contratar aprendizes já providenciaram a matrícula nos cursos de aprendizagem, o que deverá ser seguido da sua contratação, a partir do início das aulas dos cursos de aprendizagem. Por sinal, o SENAC está oferecendo cursos destinados ao comércio e serviços, podendo admitir também aprendizes da indústria para a área de administração.

O SENAC está oferecendo dois cursos com trinta vagas em cada um e ainda há vagas remanescentes. O SENAC não cobra mensalidade pelos cursos oferecidos, já que as empresas já contribuem mensalmente para o sistema S que mantém o SENAC, assim como o SENAI, o SENAT e outros mantenedores de cursos de aprendizagem do sistema oficial. A empresas que não matricularem e contratarem os seus aprendizes, poderão ser multadas e ter seu nome encaminhado para o Ministério Público do Trabalho para as providências legais.

As empresas que não foram notificadas mas tiverem acima de sete funcionários também devem providenciar a quantidade de aprendizes a que são obrigados, pois a contratação independe de notificação prévia, sendo uma obrigação legal. As empresas que são obrigadas e não contratarem podem ser multadas, já que os sistemas do Ministério fornecem a informação de quem estava obrigado e não contratou, para a fiscalização. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *