Romildo Sousa fala sobre os mais de 70 anos de realização da tradicional Procissão dos Homens, em Patos

By | 18/04/2022 6:52 am
facebook sharing button
whatsapp sharing button
twitter sharing buttonsharethis sharing button

Romildo ao lado dos seus sobrinhos Romildo ao lado dos seus sobrinhos

Depois de 2 anos sem ser realizada, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a tradicional Procissão dos Homens, que reúne centenas de católicos em frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Praça Edivaldo Motta, centro de Patos, aconteceu à meia-noite da quinta-feira, dia 15 de abril.

O Padre Joácio, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Guia, comemorou o retorno da Procissão dos Homens. Ele comentou que os homens se concentraram a partir das 23h00 e a tradicional procissão reuniu uma multidão que estava na expectativa do evento de grande significado religioso.

O historiador Romildo Sousa, que participa da atividade, disse que a Procissão dos Homens acontece desde o início da década de 50 e começou de forma espontânea. De acordo com Romildo, os fiéis pegavam a imagem do Senhor Morto na Igreja de Nossa Senhora da Conceição para levá-la até a Catedral de Nossa Senhora da Guia, onde depois se realizaria a grandiosa procissão da Sexta-Feira Santa.

Antes de pegar o Cristo, os amigos responsáveis pelo transporte ficavam jogando ping-pong ao lado da Catedral, na Ação Católica. Eles passavam o tempo até que as famílias fechassem as portas de suas residências e as ruas ficassem mais tranquilas para evitar tumulto. O número de homens para pegar a imagem foi crescendo até que um dia eles foram pegar o Senhor Morto mais cedo e se criou uma grande tradição.

“É uma das procissão que junta muitos homens, inclusive, que moram fora de Patos. Vem pra cá, se concentram em frente da igreja, batem papo, conversando, tomando conhecimentos das coisas que acontecem na cidade de Patos! É um dos grandes eventos da cidade de Patos…”, relatou Romildo.

Complementando aa matéria de Jozivan Antero, reproduzimos post feito pelo historiador José Romildo de Sousa no Facebook sobre a Procissão dos Homens:

É HOJE A PROCISSÃO DOS HOMENS
Acontece hoje a partir da meia noite a tradicional Procissão dos Homens, evento singular que vem sendo realizado desde 1954, quando a população masculina do município de Patos se concentra em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição para dali sair em caminhada pelas principais avenidas da cidade cantando e orando e, assim, participando deste grandiosíssimo evento religioso que, devido a pandemia da COVID – 19, deixou de acontecer nos últimos dois anos.
Um dos fundadores da Procissão dos Homens, Vigolvino – o Grande – que por muito tempo foi também sacristão, revelou que no início, toda quinta-feira da Semana Santa, juntava-se com alguns adeptos do ping-pong e ficavam jogando na sede da “Ação Católica”, instituição religiosa que ficava localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Guia. Lá pelas tantas, quando as pessoas estavam dormindo e as ruas completamente desertas, eles iam até à Igreja da Conceição, pegavam o Senhor Morto e o traziam para a Matriz Diocesana.
Com o passar do tempo, segundo Vigô o número de participantes foi aumentando consideravelmente a cada ano. Em uma determinada ocasião a multidão já se tornava quase incontrolável. Numa destas oportunidades, ocorreu que alguns populares resolveram ir buscar o Caixão do Senhor Morto mais cedo que o previsto. Houve então um começo de tumulto, que foi controlado, após muito diálogo. Devido este acontecimento, a Igreja resolveu assumir, em definitivo, a Procissão. Naquela época, dirigia os destinos religiosos de Patos o Padre Francisco de Assis Sitônio, que foi vigário da Matriz de 1953 a 1959.
Por um longo período era da responsabilidade de Fernando Mocinha a tarefa de puxar o terço e os cantos da Procissão, contando ainda o apoio de Zé Neves do Banco do Brasil. Com a morte de Fernando, Rafael passou a desempenhar esta função, auxiliado por Agnaldo Sátyro e outros companheiros.
Encerrada a Procissão e feita as últimas orações, o Senhor Morto é levado para o interior da Igreja de Nossa Senhora da Guia, localizada na rua Solon de Lucena, onde tem início um dos momentos mais esperados pelos participantes da caminhada: a retirada das relíquias. Os devotos se comprimem em volta do Senhor Morto e travam uma grande disputa na busca de conseguir uma flor, uma rosa, um cravo, ou mesmo uma pequenina folha de um ramo que ornamentavam o caixão e que será guardado com muito carinho, respeito e devoção, como forma de proteção contra as adversidades do cotidiano.
A Procissão dos Homens, originaria da cidade de Patos, nasceu da necessidade de trazer o Caixão do Senhor Morto (que permanece durante todo o ano na Igreja da Conceição) para a Matriz de Nossa Senhora da Guia, de onde sai toda Sexta-feira Santa, a partir das 17:00 horas, acompanhado por uma grande quantidade de paroquianos que vão reverenciando a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na perspectiva da sua ressurreição.
Esta Procissão, a da sexta-feira, tem o seu encerramento na Igreja da Conceição, onde o senhor morto fica exposto em adoração até às 21:00 horas e, em seguida, é por ela acolhido para ali permanecer, por mais um ano.
Neste ano de 2022, a Fundação Ernani Sátyro firmou parceria com o Ponto da História, nova entidade patoense que tem como missão promover o reconhecimento histórico e cultural de Patos e Região Metropolitana e resolveram lançar a 4ª edição da plaqueta Procissão dos Homens que enfoca de forma muito real o tradicional evento e que será distribuída durante a concentração dos participantes em frente à Igreja da Conceição.
Que a nossa história continue a ser contada, vivenciada e, assim, preservada para o conhecimento das futuras gerações.
Pode ser uma imagem de 10 pessoas e pessoas em pé

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *