Visita técnica reafirma construção do Hospital de Traumatologia do Sertão, em Patos

By | 16/12/2022 9:49 am

(Jozivan Antero, no Polêmica Patos com Coordecom, em 15/12/2022)

twitter sharing button

O prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley, o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a superintendente da Suplan, Simone Guimarães, e o empresário Luiz Guedes, acompanhados de técnicos do Governo da Paraíba, realizaram na manhã desta quinta-feira (15), uma visita técnica ao local onde será construído o Hospital de Traumatologia do Sertão.

O terreno foi cedido pela Prefeitura de Patos, e fica localizado nas margens da BR 230, no lado Leste da cidade.

Nabor Wanderley ressalta que a construção do Hospital de Traumatologia do Sertão é mais um sonho do povo sertanejo que vai ser realizado, graças ao empenho do governador João Azevedo.

Nabor ainda comentou que o equipamento de saúde vem para atender principalmente as pessoas que mais necessitam de uma atenção especializada, de modo a promover mais qualidade de vida.

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, detalhou que o hospital contará com mais de 200 leitos que vão trazer total independência para o interior do estado, no que se refere aos procedimentos como neurocirurgia, cirurgia ortopédica, cirurgia geral, vascular, urologia, dentre outros. Também será construída uma unidade para queimados.

Jhony Bezerra também adiantou que o Hospital do Bem, que funciona no Complexo Hospitalar Regional de Patos, vai passar por grande reforma e receberá um acelerador linear, para que se transforme numa unidade de oncologia com atendimento de complexidade.

A construção do Hospital de Traumatologia do Sertão faz parte do processo de regionalização da assistência em saúde no Sertão do Estado, implantado pelo Governo da Paraíba.

A nossa desconfiança foi confirmada pela vice-governadora Ligia Feliciano, em visita a Patos neste final de semana. Em matéria divulgada, nesta segunda-feira, dia 14 de novembro, pelo Notícias da Manhã, da Espinharas FM, vimos Ligia falar da visita que havia feito à área do chamado Complexo Regional de Saúde, onde será construído o pretenso Hospital de Traumas do Sertão.

 

Técnicos da SUPLAN visitam área onde deverá ser construído Hospital de Trauma do Sertão

 

 (Blog do Jordan, em 15/12/2022)

A cidade de Patos recebeu a visita de técnicos da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba para uma análise da área onde deverá ser contruído o Hospital de Trauma do Sertão.

Ao lado do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a superintendente e o secretário-executivo de saúde estiveram no local para as primeiras discussões sobre a obra, que será iniciada em breve, segundo o governador João Azevêdo.

“Nós recebemos aqui em Patos a visita de Simone, diretora superintendente da SUPLAN, Dr. John, secretário-executivo de saúde, que vieram com os técnicos para que pudéssemos visitar uma área para a construção do Hospital de Trauma do Sertão. Estaremos em breve com o hospital atendnedo toda a demanda do povo sertanejo”, disse o prefeito.

“É uma grande estrutura, um grande hospital. Assim como o de Campina Grande e João Pessoa, Patos terá um hospital atendento a todas as especialidades, independente, com mais de 200 leitos. Nenhum paciente precisará se deslocar para a capital ou Campina”, comentou o secretário Jhony.

Um terreno do empresário Luiz Guedes foi desapropriado para a construção do empreendimento.

 

Comentário nosso

No último 14 de novembro, em entrevista reproduzida no programa Notícias da Manhã, na Espinharas FM, a vice-governadora Lígia Feliciano, então no exercicio do cargo titular, informou que visitara o Hospital Regional de Patos e nele o local onde seria construído o Hospital de Traumas e Clínicas do Sertão. A informação dada pela vice-governadora fez com que deduzíssemos que não teríamos um verdadeiro Hospital de Traumas no Sertão, mas um “puxadinho”, a exemplo do chamado Hospital do Bem, que se constitue em apenas uma dependência do Hospital Regional, cujas salas de cirurgia, copa e outras dependências são utilizadas em comum. A informação da vice-governadora condizia com a informação sobre as verbas destinadas pelos parlamentares paraibanos para a Paraíba, quando prometiam apenas seis milhões de reais para o Hospital de Traumas do Sertão, quando o Trauma de Campína Grande, dez anos atrás, custou vinte e dois milhões de reais, com um área construida de vinte e dois mil metros quadrados, ou seja, mas de dois campos de futebol de área construída. Agora aparece esta comitiva para visitar um terreno na periferia da cidade onde será construído o Hospital de Traumas. Excelente notícia. Mas será que vou viver o suficiente para ver este hospital inaugurado. Ou vai ser como o Teatro Municipal que nos prometem inaugurar a quase vinte anos? De qualquer maneira vamos comemorar a mudança de ideia de construirem, se é que vão construir, um verdadeiro hospital de Traumas com duzentos leitos, ao invés do “puxadinho” com que nos queriam “engalobar”?  E vamos ver onde vão conseguir dinheiro para um Hospital de Traumas e Queimados de respeito. Dos quase vinte milhões que vai ter em 2023 para destinar para seus redutos eleitorais, Hugo Mota só destinou dois milhões, para o pretenso Trauma. Talvez dê para preparar o canteiro de obras. Para quem não leu a nossa matéria da época da visita de vice-governador, acrescento o link da referida matéria, no Polêmica Patos, em 14/11/2022. (LGLM)

Luiz Gonzaga relata que o Hospital de Traumas do Sertão será mais um “puxadinho” do Hospital Regional de Patos – Polêmica Patos (polemicapatos.com.br)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *