Balanço da Vigilância Ambiental de Patos aponta risco médio de epidemia pelo Aedes aegypti. Coordenador explica

By | 29/12/2022 8:06 am

José Júnior de Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental de Patos (PB), setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, falou para a reportagem do programa Espinharas Notícias desta quarta-feira (28), quando na oportunidade fez um balanço dos trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o levantamento repassado pelo coordenador, referente ao último índice de infestação pelo mosquito, em 2022, a cidade de Patos está classificada com percentual de 2,6%.

Esse percentual indica que a cidade de Patos está com médio risco de epidemia pelo Aedes, mas de acordo com De Medeiros, trata-se de uma situação normal, tendo em vista este período que antecede as chuvas mais intensas.

Ele também falou sobre as notificações de pessoas com suspeita de dengue e de outras arboviroses como zika e chikungunya. E recomendou que as pessoas ao sentirem sintomas relacionados a essas doenças, precisam procurar as unidades de saúde para que em caso de comprovação, tenham o atendimento necessário.

As notificações também são importantes para que a Vigilância Ambiental possa mensurar quais áreas estão com mais incidência, e quais medidas precisam ser intensificadas.

No mais, o coordenador De Medeiros disse que os trabalhos preventivos e de combate ao Aedes, ao longo de todo este ano de 2022, conseguiram reduzir os índices de infestação, deixando Patos em 2,6% conforme mencionado anteriormente.

Mas reforçou que a população precisa tomar as devidas precauções, sobretudo neste início de ano que se aproxima, quando as chuvas são mais intensas. É preciso que as pessoas evitem todo e qualquer recipiente a céu aberto que possa juntar água e assim servir de criadouro da larva do mosquito.

Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.

José Júnior de Medeiros – Áudio: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress