Supremo Tribunal Federal (STF) decide que municípios podem proibir a soltura de fogos de artifício com estampido

By | 12/05/2023 10:15 am

 (Blog do Jordan, em 11/05/2023)

Supremo Tribunal Federal (STF) decide que municípios podem proibir a soltura de fogos de artifício com estampido

Na última semana, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que os municípios têm a prerrogativa de aprovar leis que proíbam a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido. A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1210727, com repercussão geral (Tema 1056), na sessão virtual concluída em 8 de maio, seguindo o voto do ministro Luiz Fux, que foi o relator do processo.

O ministro afirmou em seu voto que a proibição é um meio eficaz de proteger a saúde e o meio ambiente, já que a queima de fogos pode causar danos irreparáveis à saúde de pessoas com hipersensibilidade auditiva, crianças, idosos e pessoas com deficiência, além de causar grande impacto negativo na vida animal em geral.

“Na espécie, a vedação à soltura de artigos pirotécnicos que produzam estampido consubstancia, prima facie, meio idôneo à proteção à saúde e ao meio ambiente ao solucionar, com a medida, os malefícios causados pelos efeitos ruidosos da queima de fogos a pessoas com hipersensibilidade auditiva no transtorno do espectro autístico, crianças, idosos e pessoas deficiência, assim como à vida animal em geral”, disse o relator.

Com essa decisão, o STF reconhece que os municípios têm autonomia para legislar sobre a proibição da queima de fogos de artifício com estampido, mesmo que isso possa afetar a indústria pirotécnica e os interesses comerciais relacionados. A proibição da soltura de fogos de artifício com estampido já é uma realidade em diversas cidades brasileiras, e essa decisão do STF deve fortalecer essas iniciativas em todo o país.

A decisão do STF é uma vitória para os defensores dos direitos dos animais, que há anos lutam para acabar com a queima de fogos de artifício com estampido. A proibição desses artefatos pirotécnicos pode reduzir o impacto negativo na vida animal, já que muitos animais têm medo do barulho e podem sofrer com o estresse causado pela queima de fogos.

Em resumo, a decisão do STF permite que os municípios tenham a liberdade de legislar sobre a proibição da soltura de fogos de artifício com estampido, em benefício da saúde, do meio ambiente e dos animais.

 

Comentário nosso

Talvez muito mais do que aos cães, a decisão do STF interessa aos autistas, os quais são altamente incomodados pelo barulho do fogos. Em Patos, inclusive, lei neste sentido teve o incentivo da associação que defende o interesse dos autistas, a ASPAA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região. Lei que, salvo engano, já foi aprovada por nossa Câmara. (LGLM)

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *