MDB, PSDB e Cidadania avançam em conversas para federação

By | 25/05/2023 9:40 am

Partidos ainda vão discutir cenários municipais

(Roseann Kennedy, na Coluna do Estadão, em

Foto do autor: Coluna do Estadão

Terminou há pouco, em Brasília, uma reunião de lideranças políticas e partidárias, entre elas dois governadores de Estado, que discutem a formação de uma federação tripartite, entre os partidos MDBPSDB e Cidadania.

O encontrou selou a disposição do MDB em dar “passos concretos e efetivos”, conforme um dos dirigentes presentes, e trabalhar pelo ingresso na federação atualmente formada por PSDB e Cidadania.

A ideia é que os três partidos mantenham, no momento, uma frente democrática similar à formada no segundo turno das eleições de 2022. Mas as decisões certamente vão passar pela análise de cenários para as eleições municipais de 2024 e as nacionais de 2026.

Uma das tarefas que ficou definida nesta quarta-feira, dia 22, envolve diretamente o cenário municipal: os dirigentes vão fazer mapas locais para discutir a situação de cada partido em todos os grandes municípios do País.

O encontro na sede do PSDB reuniu os governadores tucanos do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, presidente da legenda, e de Pernambuco, Raquel Lyra, o presidente nacional do MDB e deputado federal, Baleia Rossi (SP), o líder da federação na Câmara, deputado Adolfo Viana (PSDB-BA), o ex-senador tucano Tasso Jereissati, o prefeito de Santo André (SP), Paulo Serra, e Victor Ferreira, secretário do PSDB de São Paulo.

Também participou o prefeito de Aguaí (SP), Alexandre Araujo, o Nê, que levou mensagem favorável ao ingresso dos emedebistas, defendida por um grupo de prefeitos tucanos, pelo o ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira e o ex-governador paulista Rodrigo Garcia.

O ingresso do MDB em si ainda depende de discussões futuras, além de convocação do Diretório Nacional para votar a aliança.

Os dirigentes envolvidos saíram entusiasmados. Um dos objetivos é que os partidos se fortaleçam juntos — os três têm perdido densidade nas últimas eleições.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *