O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, antecipou em João Pessoa, nesta sexta-feira (4), que o projeto estadual de construção do Ramal Piancó, chamado Terceiro Eixo da Transposição, no Vale do Piancó, será inserido no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O projeto será lançado no próximo dia 11 de agosto.
O anúncio foi feito após uma reunião com governadores do Nordeste para assinatura de um acordo interfederativo para garantir a operação, de forma sustentável, do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Waldez Góes disse que não poderia dar mais detalhes sobre valores e condições porque o anúncio será feito oficialmente pelo presidente Lula.
“Em relação ao Ramal do Piancó, está no PAC, vai estar no PAC. Não posso falar que vai estar no PAC. Quem vai falar sobre o PAC é o presidente Lula. Mas, como está no acordo que nós assinamos, já podemos ter isso como certo”, disse.
No início do ano, o governador João Azevêdo (PSB) apresentou ao presidente Lula o pleito para investimentos de R$ 182,4 milhões para o ramal. A construção visa suprir as necessidades de água para consumo humano e impulsionar a atividade agropecuária dos municípios da região, a partir de captação das águas da transposição do São Francisco.
Municípios beneficiados pelo Ramal
O Ramal do Piancó vai beneficiar 36 municípios paraibanos, representando uma extensão do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. A intervenção contará com captação no canal adutor do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) na Paraíba, caminhamento de oeste para leste na porção Sul do Estado da Paraíba até o deságue no açude Condado. O objetivo da intervenção é a perenização do Rio Piancó a montante do açude Coremas – Mãe D’Água.
As cidades beneficiadas são: Água Branca, Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Juru, Manaíra, Nova Olinda, Olho d Água, Pedra Branca, Piancó, Princesa Isabel, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, São José de Princesa, Serra Grande e Tavares.