A denúncia do Ministério Público Federal contra Francisca, Renê, Segundo e Ilanna.

By | 08/12/2016 5:05 am

 

A imprensa divulgou esta semana uma notícia dando conta de que o Ministério Público Federal denunciou Francisca Motta, Renê Caroca, Segundo Madruga, Ilanna Motta e outras quatorze pessoas por organização criminosa. A denúncia é o resultado do trabalho do MPF e da Polícia Federal para apurar suspeitas de desvios de recursos públicos federais nos municípios paraibanos de Patos, Emas e São José de Espinharas, através de licitações fraudulentas.

A denúncia do MPF foi feita com base nas conclusões da investigação de que fez parte a operação Veiculação, realizada pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Polícia Federal, nas cidades de Patos, Emas e São José de Espinharas e que resultou no afastamento dos prefeitos destas três cidades e a prisão preventiva de Ilanna Motta.

Como conclusão do inquérito realizado pela PF e pelo MPF, o Ministério Público agora apresentou uma denúncia junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A denúncia foi feita junto à TRF por que os três prefeitos têm foro privilegiado. Se a denúncia for aceita pelo TRF, se inicia a ação judicial propriamente dita, durante a qual a Justiça ouvirá depoimentos de réus e testemunhas, examinará provas e ao final decidirá pela condenação ou absolvição dos réus. Enquanto isso, os acusados poderão responder em liberdade. A própria Ilanna poderá ter sua prisão domiciliar revogada, já que a Justiça pode entender que tanto ela como os prefeitos afastados não podem mais atrapalhar as investigações, nem podem continuar a praticar irregularidades já que estão ainda afastados das administrações que se aproximam do final. Segundo Madruga poderá tomar posse para um novo mandato, a menos que alguma decisão judicial o impeça, o que acreditamos dificilmente acontecerá.

A nosso ver, o retorno de Francisca, Renê e Segundo Madruga para concluírem os mandatos que se encerram dificilmente acontecerá. Até por que a Justiça entra em recesso nos próximos dias, o que pode acontecer sem que os retornos deles seja autorizado.

Denunciado Função exercida
André Vinicius Xavier G. Soares Pregoeiro de Emas
Carlos Alexandre Fernandes Malta Sócio das empresas Malta Locadora, KMC Locadora e RC & MC Comércio de Locações
Celino Henrique Leite Ex-secretário de Finanças de Emas
Elson Ribeiro de Morais Proprietário da empresa Elson Ribeiro Morais – ME
Emanuel Rodrigues de Araújo Pregoeiro de Emas
Francisca Gomes Araújo Motta Prefeita de Patos
Graciliano Kalino Angelim Rodrigues Ex-secretário de Transportes de Emas
Ilanna Araújo Motta Ex-chefe de Gabinete de Patos
José William Segundo Madruga Prefeito de Emas
Kelner Araújo de Vasconcelos Ex-chefe de Gabinete de Emas
Meryelle d’Medeiros Batista Pregoeira de Patos
Orlando Dantas de Souza Ex-chefe de Gabinete de Emas
Pedro Dantas Melo Ex-pregoeiro e ex-chefe de Gabinete de São José de Espinharas
Rafael Guilherme Caetano Santos Sócio das empresas Malta Locadora, KMC Locadora e RC & MC Comércio de Locações
Ramaley Ferdinando de Araújo Nóbrega Pregoeiro de Emas
Renata Rafaella Cavalcanti da Costa Proprietária formal (“laranja”) da KMC Locadora
Renê Trigueiro Caroca Prefeito de São José de Espinharas
Wescley Candeia Santana Ex-pregoeiro de São José de Espinharas

(Luiz Gonzaga Lima de  Morais)

PS. Para quem não viu a notícia original aí vai um link para o site do Ministério Público Federal, a partir de onde você pode acessar inclusive a integra da denúnxi: http://www.portalpatos.com/v13/noticia.asp?id=40684&cor=0

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *