Posts da Semana

By | 09/04/2017 8:57 am

 

Mostrando eficiência equipe do PA Maria Marques fez 23 mil atendimentos nestes três primeiros meses de 2017

(Coordecom)

Cumprindo a função de Unidade de Pronto Atendimento e apesar das dificuldades que teve que enfrentar, o PA do Maria Marques fez cerca de 23 mil atendimentos nos meses de janeiro, fevereiro e março últimos. Foram 2.665 atendimentos odontológicos, 14.702 atendimentos médicos, 2.779 atendimentos de enfermeiros e 2.848 atendimentos de técnicos em enfermagem. Os atendimentos totais de cada mês foram 6.373 em janeiro, 6.678 em fevereiro e 9.943 em março, num total geral de 22.994 atendimentos.

Enquanto isso, são tomadas todas as providências para colocar em funcionamento a UPA do Campo da Liga, que o Governo Municipal só quer reabrir quando esta estiver completamente adequada para cumprir as suas obrigações.

As outras unidades de saúde também estão funcionando a contento, com a Secretaria de Saúde dando solução rápida a todos os problemas que vão aparecendo.

 

Mais de 15 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Patos

(Coordecom)

O Banco de Alimentos de Patos, localizado no bairro da Vila Cavalcante, retornou suas atividades de distribuição de alimentos para creches, entidades e associações do município.

O Banco de Alimentos de Patos atua mediante uma parceria da prefeitura com o Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e, de acordo com a gerente do local, Betânia Macedo, mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas com as 8.780 toneladas de alimentos que foram distribuídas somente no mês de Março de 2017.

“Nós recebemos 8.780 toneladas de alimentos no mês de março e agora já na próxima quarta ou quinta-feira está previsto para chegar mais sete mil toneladas. São seis projetos que nós temos com a CONAB e esta quantidade que já recebemos é referente a apenas dois projetos, ainda temos mais quatro projetos para liberar,” destacou Betânia Macedo.

A gerente do Banco de Alimentos ainda explicou que são beneficiadas associações e entidades que estejam cadastradas na prefeitura e que o repasse de alimentos para as creches é feito com base na quantidade de alunos de cada creche.

  • Fala da Gerente do Banco de Alimentos – Betânia Macedo –Download

 

Secretaria de Saúde de Patos promove abertura da programação da semana de conscientização do Autismo

(Coordecom)

A Secretaria de Saúde de Patos, através dos Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS), fez a abertura da Semana de Conscientização ao Autismo, uma programação em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo que é comemorado no dia 2 de Abril.

A gerente de Atenção Especializada do município, Yanna Medeiros, acompanhada do coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde Mental, Bruno Alves de Lucena; da coordenadora municipal de Saúde Mental, Socorro Araújo; da diretora do CAPS II, Dayse Dias; e da diretora do CAPS AD, Elany Nunes, fez a abertura da programação, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3 de abril, no auditório do SAMU, localizado na Avenida Lima Campos, no bairro do São Sebastião, em Patos. Em seguida, abriu os trabalhos com uma capacitação ministrada pela psicóloga, Emellyne Lemos, doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Interação Social e Desenvolvimento e professora do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas (FIP). Emellybe abordou o tema “Transtorno no Espectro do Autismo: conhecendo para intervir”, voltado para os profissionais da área que atuam nos CAPS’s e de toda a rede de saúde do município que atuam diretamente com esse público.

“Hoje, no município de Patos, temos como serviço especializado para atender às pessoas com Autismo o CAPS Infantil e o CAPS II. São esses dois serviços que garantem o atendimento à pessoa que tem Autismo. Então hoje teremos essa capacitação e fecharemos como uma mesa redonda quando iremos debater estratégias de como melhor atender esse público”, disse a diretora do CAPS Infantil, Geovania de Araújo.

O objetivo principal da capacitação é trazer mais humanização ao tratamento especializado com o público-alvo que necessita de cuidados em relação ao Autismo e poder proporcionar uma melhor orientação de como proceder para melhor atender essa demanda.

“Durante a semana, nós iremos abordar o Autismo, por se tratar de um transtorno global de desenvolvimento que afeta a capacidade do ser humano de se relacionar com outras pessoas, bem como a comunicação e o comportamento. Sabemos que atinge uma em cada 110 crianças, sendo mais comum em meninos. Como podemos perceber, é uma demanda grande. Hoje, nós nos deparamos com uma realidade bem diferente e, pra isso, se faz necessário capacitar a equipe. Por isso a nossa preocupação em fazermos uma semana, não apenas um dia, em alusão à conscientização do Autismo”, explicou a coordenadora municipal de Saúde Mental, Socorro Araújo.

A programação contou com uma parceria com a Secretaria de Educação, através da qual haverá, nesta terça-feira, (4/4), visitas em escolas municipais que tenham alunos com autismo, momento em que serão levados folders contendo informações e orientações para pais, professores e demais funcionários que tenham contato direto com esse público. Na quarta e na quinta-feira, nos CAPS’s, serão trabalhadas oficinas com as mães de autistas visando tirar as dúvidas mais frequentes de como melhor lidar com pessoas com autismo. Na sexta-feira, quando encerra a programação, será feita uma oficina de qualificação abordando todo o fluxograma do CAPS quando será discutido não só questões relacionadas ao Autismo, mas também todos os transtornos que envolvem a demanda dos serviços oferecidos pelo CAPS.

  • ]Coordenadora Saúde Mental, Socorro Araujo – Download
  • Diretora Caps Infantil, Geovania de Araujo – Download

 

Projeto “Patos Mais Luz” intensifica recuperação da iluminação pública

(Coordecom)

As ruas da cidade de Patos estão ficando cada vez mais iluminadas, graças ao projeto “Patos Mais Luz”, que tem como objetivo garantir uma maior eficiência na manutenção, identificação e solução imediata das demandas de iluminação pública no município.

A empresa Real Energy, que foi contratada pela prefeitura para fazer este trabalho de reposição e manutenção das lâmpadas dos postes, já realizou trabalhos em quase todos os bairros de Patos e também no distrito de Santa Gertrudes e em algumas comunidades da zona rural do município.

Segundo a secretaria de Serviços Públicos a demanda de iluminação pública é muito grande, somente no bairro dos Estados existe uma necessidade de reposição de 125 lâmpadas. O secretário de serviços públicos, Jardelson Medeiros, conta que, além da grande demanda, estão sendo encontrados vários problemas que dificultam a agilidade dos trabalhos e tornam a solução dos problemas mais demorada.

“Estamos cientes que já melhoramos muito, mas precisamos melhorar ainda mais porque Patos realmente precisa de muito mais luz. Mas estamos encontrando situações difíceis como fios de postes cortados, braços de luz quebrados e até mesmo fios roubados. Mas nós, aqui da Secretaria de Serviços Públicos, estamos fazendo um levantamento para tentar descobrir quem está fazendo isso, para tentar, provavelmente, prejudicar a gestão, a secretaria e a população”, enfatizou Jardelson Medeiros.

Outra grande reivindicação é dos moradores do bairro Jardim Colonial e diz respeito à iluminação do acesso ao loteamento, que se encontra completamente às escuras, mas de acordo com Fábio Araújo, Coordenador de Iluminação Pública, este problema só poderá ser resolvido quando for solucionado um impasse entre o dono do loteamento e a ENERGISA, justamente com relação ligação da iluminação no ponto de acesso do bairro.

“Eu estive com as equipes de iluminação no bairro Jardim Colonial e nós detectamos que na parte de entrada do loteamento há vários postes sem iluminação. Existe uma rede de energia lá, mas esta rede não está ligada pela ENERGISA e há uma negociação do dono do local com a ENERGISA para tentar resolver isso”, explicou Fábio Araújo.

O Secretário Jardelson Medeiros ainda informou que a partir do próximo sábado, dia 8 de abril, o Projeto “Patos mais Luz” estará atuando na zona sul, atendendo os bairros de Monte Castelo, Jatobá, Mutirão e Alto da Tubiba.

  • Fala do secretário de Serviços Públicos – Jardelson Medeiros – Download
  • Fala do coordenador de iluminação pública – Fábio Araújo – Download

 

Pais de alunos aprovam qualidade da Merenda Escolar em Patos

(Coordecom)

Após quase dois meses de atividades no ano letivo 2017 em Patos, a regularidade da merenda escolar no município de Patos vem gerando uma repercussão positiva nos pais de alunos e na comunidade estudantil.

Ao todo, mais de 40 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e creches, já receberam a merenda escolar e encontram-se funcionando normalmente, assegurando assistência para milhares de crianças e adolescentes matriculados no município, uma vez que no último mês de março, cerca de 20 toneladas de alimentos foram distribuídos com os produtos que fazem parte do cardápio da merenda escolar.

Para Rivânia Alves dos Santos, merendeira da Creche Inácio Fernandes, a distribuição da merenda tem acontecido com bastante regularidade, o que tem deixado o alunado bastante satisfeito. “Nós temos feito diariamente o nosso trabalho, servindo o cardápio variado, com achocolatados, café, arroz de leite e todo o alunado tem ficado satisfeito”, disse.

De acordo com Maria das Graças Martins de Araújo, avó de uma criança matriculada na Creche Inácio Fernandes, o tratamento recebido pelas crianças em relação à merenda tem sido bastante satisfatório. “Tenho ido várias vezes ver o meu neto e ele está bastante satisfeito. Ele gosta bastante do arroz de leite que é servido e sempre vem sendo muito bem tratado”, afirmou.

Já Paulo Martins Junior, pai de aluno, avaliou como positivo o trabalho educacional com as crianças: “Nossos filhos são muito bem cuidados por aqui, pois temos professores preocupados com o aprendizado das crianças”, comentou.

Até o final do ano, o repasse das parcelas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve garantir a compra dos produtos, sendo 30% deles adquiridos junto à agricultura familiar e 70% comprados no mercado varejista.

A Secretaria de Educação confirmou que o cardápio de todas as unidades, é feito a base de arroz, feijão, achocolatados, leite, carne vermelha, carne branca, laticínios, faltando regularizar apenas a compra dos produtos da agricultura familiar.

  • Fala da merendeira – Rivânia Alves – Download
  • PAULO MARTINS JÚNIOR-PAI DE ALUNO – Download
  • MARIA DAS GRAÇAS MARTINS-AVÓ DE ALUNO – Download

(+) Comentário do programa – A demora nas compras feitas aos produtores da agricultura familiar é devido ao fato de que eles só vão começar os seus plantios depois que têm garantida a colocação dos seus produtos junto às escolas do município. A maioria só se dispõe a investir nos plantios quando sabe que tem a quem vender, já que quando há abundância dos seus produtos nas feiras a tendência é o preço cair. (LGLM)

 

Gestão municipal visita obra do Atacadão e firma parceria (+)

(Coordecom)

O prefeito Dinaldinho Wanderley acompanhado do secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos de Figueiredo Martins (Lito); e o secretário de Planejamento, Nilton Domiciano, visitou na manhã desta quarta-feira (05/04), a obra do Atacadão que está sendo construído em Patos.

A obra, que faz parte do Grupo Carrefour, teve início já nos primeiros meses deste ano. A equipe responsável pela obra, representantes da CONIC Construtora, o engenheiro Wellison, e o arquiteto Felipe Almeida apresentaram o empreendimento.

Na oportunidade o arquiteto Felipe Almeida agradeceu a visita e a parceria firmada, “é muito proveitoso ter a parceria da prefeitura, saber que podemos contar com vocês e que vocês podem contar com a gente. Nós estamos aqui à disposição para o que precisar. Agradecemos muito a visita do prefeito”, disse.

Apesar da crise econômica e do alto índice de desemprego que o Brasil vem enfrentando, a cidade de Patos continua em processo de desenvolvimento. Com isso a gestão municipal busca a cada dia colaborar com o crescimento econômico da cidade. O programa “Mais Emprego”, desenvolvido nessa gestão tem como objetivo a geração de emprego e renda para a população patoense, para com isso aquecer a economia da cidade e melhorar a mobilidade urbana e o acesso a esses empreendimentos e entorno.

Durante a visita o prefeito Dinaldinho Wanderley falou sobre a importância dessas parcerias, “acredito que chega um momento que a prefeitura tem que ser parceira desses grandes empreendimentos para que possamos fazer verdadeiramente o desenvolvimento econômico do nosso município”, acrescentou.

O secretário de Infraestrutura, Lito elogiou a obra e enfatizou os benefícios que um empreendimento desse porte traz para o município “Uma obra muito bonita e de certa forma diferenciada. Ficamos impressionadas com a rapidez da execução. Um empreendimento que vai gerar por volta de 300 empregos diretos e 700 indiretos, então Patos só tem a ganhar”, afirmou.

O Atacadão fica localizado no Jardim Floresta, nas proximidades da Concessionária Via Leste, na saída para Campina Grande, e tem previsão de inauguração para o dia 8 de junho deste ano. Será mais uma opção para os patoenses e turistas que visitam Patos no mês dos festejos juninos.

(+) Comentário do programa – É uma obra importante e que vai possibilitar a criação de um bom número de empregos da cidade, além de atrair para Patos compradores de toda a região. Nossa cidade tem tradição de centro abastecedor da região. O Atacadão vem se juntar a distribuidoras de alimentos estabelecidas já há algum tempo em Patos, como Comprão, Nordil e Atacadão Rio do Peixe, entre outras de menor porte. (LGLM)

 

Prefeitura de Patos implanta projeto PATOS VERDE na cidade (+)

(Coordecom)

A prefeitura Municipal de Patos, através das Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura e de Serviços Públicos, começou a implantar, nesta primeira semana do mês de abril, o projeto PATOS VERDE, uma ação que propõe fazer a revitalização do paisagismo e a arborização das ruas centrais e conjuntos habitacionais da cidade.

O projeto, que tem como objetivo principal tornar a cidade mais arborizada e, consequentemente, mais fria, trazendo, com isso, mais qualidade de vida à população, se iniciou nesta segunda-feira, 3 de abril, com a limpeza dos canteiros centrais nas Avenidas Solon de Lucena e Epitácio Pessoa e, ao ver a necessidade  de  uma revitalização naquelas localidades, de pronto foram iniciados os reparos.

“Quando nós fomos realizar a limpeza dos canteiros centrais, nós verificamos que era necessário um rebaixamento de solo naqueles canteiros, porque, quando o pessoal aguava as plantas, a água escoava para o calçamento e avenidas. Com a realização desse rebaixamento de solo, nós tivemos que sacrificar um pouco da grama que tinha sido colocada na gestão anterior e, iniciamos o plantio da grama e a parte da arborização também, reposição de algumas mudas que morreram e uma melhoria no paisagismo de um modo geral”, disse o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves.

A proposta se deu em decorrência não só da necessidade de se fazer correções em alguns canteiros do Centro de Patos, mas também para providenciar o plantio de mudas de árvores em locais do centro da cidade e em conjuntos habitacionais que ainda não possuem planos de arborização.

“Dentro desse projeto temos também a questão da arborização, principalmente naquelas áreas degradadas que não tem árvores. Alguns residenciais como o Itatiunga o prefeito tem uma intenção muito grande em fazer uma arborização naquela localidade, porque nós temos cerca de 700 moradias ali e ainda não existe um projeto de arborização naquele local”, explicou Natércio.

(+) Comentário do programa – Nas redes sociais, vi uma sugestão interessante. Por que não plantar também árvores frutíferas? Podem até demorar a produzir mas com pouco tempo já darão sombra. E com a ajuda da comunidade (cada família adotando uma planta para cuidar dela) elas cresceriam rápido. Fica aí a sugestão. Em João Pessoa, por exemplo são comuns mangueiras e jambeiros. E na época da safra é uma verdadeira festa para a criançada. (LGLM)

 

 

Prefeitura de Patos e FIP firmam parceria para reforma de Unidades de Saúde (+)

(Coordecom)

Uma parceria público-privado entre a Prefeitura Municipal de Patos e as Faculdades Integradas de Patos – FIP reformará várias unidades básicas de saúde (UBS) do município que se encontram com as instalações físicas comprometidas.

Em levantamentos feitos pelo setor de infraestrutura e engenharia da prefeitura, vários unidades apresentaram diversos problemas em sua estrutura, como: rachaduras nas paredes, parte hidráulica com defeito, infiltrações nas paredes e tetos, além de problemas na parte elétrica.

O encontro contou com as presenças do prefeito Dinaldinho Wanderley; secretária de Saúde, Andressa Lopes; secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos (Lito), da diretora do curso de Medicina, Dra. Paula Souto; do diretor de Patrimônio das FIP, Aldo Candeia; e do diretor das FIP, João Leuson Gomes Alves, que falou sobre a importância da parceria.

“O benefício maior é que agora nós vamos iniciar o processo de reformas em algumas unidades de saúde. Isso remete ao compromisso da instituição com o município, a questão da responsabilidade social e acreditamos que outras parcerias iguais a estas surgirao nos próximos meses para que nós possamos ajudar em tudo o que for preciso o nosso município” disse João Leuson.

O prefeito Dinaldinho Wanderley, por sua vez, disse que as parcerias que estão sendo ampliadas com as FIP são pensadas com o intuito de melhorar a vida dos patoenses. “Nós vamos ampliar a nossa parceria e, a partir de agora, nós vamos reformar todos os postos de saúde, a FIP fará um e a prefeitura fará outro para que a gente possa melhorar os atendimentos nas nossas UBS”, comentou.

No encontro, foi definido que na próxima semana será dado início às reformas, começando pela Unidade Aderbal Martins no Bairro do Jatobá, que transferirá seus atendimentos para a Unidade Básica Geraldo Carvalho, no mesmo bairro.

  • Fala do prefeito Dinaldinho Wanderley – Download
  • Fala do diretor geral das FIP – João Leuson – Download

(+) Comentário do programa – O grande benefício que a FIP vai auferir com o convênio é a possibilidade de seus alunos da área de saúde poderem estagiar na UPA, no PA e nos postos médicos, o que a importante para sua formação profissional. Por sua vez a Prefeitura poderá ter os profissionais que fazem residência médica na FIP colaborando no atendimento nos postos médicos do município. (LGLM)

 

 

Prefeito de Patos fará balanço dos 100 dias de gestão.

(Coordecom)

O prefeito Dinaldinho Wanderley convida autoridades, imprensa e a população em geral para a apresentação de um balanço dos 100 primeiros dias de sua administração. O evento será às nove horas da manhã, da próxima quarta-feira, 12 de abril, no auditório do SEBRAE, anexo ao Rodoshopping.

Na oportunidade o prefeito de Patos dirá como recebeu a administração da cidade de Patos, o que foi realizado nestes cem dias, os projetos que estão sendo executados, os que estão em fase de captação de recursos e aqueles que estão sendo planejados.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *