Oliveira de Panelas e Jomaci Dantas mantém viva a tradição centenária da cantoria durante evento na cidade de Patos

By | 10/12/2017 10:05 am

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

Através dos esforços do poeta e repentista Jomaci Dantas, contando com apoio da Fundação Ernani Sátyro (FUNES), aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 01, no auditório Emília Longo, na própria FUNES, o encontro de violeiros edição 2017. A cidade de Patos teve a honra de receber um dos maiores repentistas da América Latina, Oliveira de Panelas.

 

Durante quase três horas, Jomaci Dantas e Oliveira de Panelas recitaram poesias, cantaram repentes, fizeram desafios e mostraram a riqueza cultural da arte centenária e que continua sendo pauta de estudos devido à dimensão popular que continua a encantar pelo poder do improviso.

 

Com um público bem seleto, mesmo tendo entrada franca, o encontro de violeiros mostrou que a arte dos repentistas deve ser incentivada para a preservação das raízes culturais do Nordeste. As risadas com as poesias matutas, as “tiradas” típicas dos repentistas e o som da viola, eram agradecidas com aplausos. Após a apresentação foi servido um coquetel para os presentes.

 

Oliveira de Panelas deixou mensagem para o povo de Patos e Região. “Queridos amigos ouvintes da Rádio Espinharas, eu venho aqui para o sertão sempre feliz sabendo que aqui é a resistência e a coragem do homem universal. A nossa fé, a nossa cantoria, nossa crença e nossa força é sempre pedindo que os céus chorem de alegria para que a nossa terra fique com a água necessária e que o camponês, o roceiro, criado sinta-se feliz nesta terra tão abençoada…”, relatou Oliveira.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *