Category Archives: Notícias

Meirelles deve ficar em eventual transição e surge como presidenciável

 

Atracado ao cargo, o presidente Michel Temer mostra-se mais aguerrido do que se poderia imaginar na defesa de seu mandato. Há motivos óbvios, vale mencionar a proteção do foro especial.

O peemedebista diz que fica, e a crise faz a economia sangrar. Aliados próximos dizem que essa gestão não tem mais como levar adiante a agenda de reformas no Congresso. O Palácio do Planalto vinha contando diariamente os votos para a nova Previdência sem a convicção de ter atingido o número necessário até então. Agora, não há o que contar: o relator da proposta diz que inexiste espaço para avanço legislativo.

A máquina pública, já em ritmo lento por causa dos solavancos provocados a cada delação envolvendo ministros e parlamentares, agora para. Dela dependem importantes iniciativas para viabilizar concessões e (parcos) investimentos públicos.

A volatilidade nos preços dos ativos financeiros (embora mais contida na sexta) encarece o custo das empresas, e a perspectiva de crédito para negócios e famílias tende a piorar com a estridência das incertezas. A chance de a atividade seguir para o terceiro ano de recessão é concreta.

Na quinta-feira apocalíptica, Henrique Meirelles (Fazenda) tentou serenar investidores. Houve a sinalização de permanecer na condução da política econômica caso o presidente seja obrigado a deixar o Jaburu. Políticos da confiança de Temer desenham cenários sucessórios diversos, com a figura de Meirelles sempre central na economia.

O ministro também é queridinho do mercado e dos donos do PIB para o Planalto no caso de eleição indireta. Há quem ache que ele teria estatura política suficiente para uma candidatura se o pleito se der com a escolha da população.

Temer é investigado por obstrução de Justiça, corrupção e organização criminosa. Sem uma solução rápida, a economia pode colapsar. Independentemente do desfecho, parece estar claro quem fica.

(+) Comentário do programaPrestem atenção a este nome: Henrique Meireles. É responsável pelo começo de recuperação econômica do Brasil. É uma espécie de avalista da economia junto aos empresários. Pode ser o próximo presidente, seja em eleições indiretas, seja em eleições diretas. Uma restrição ao seu nome: vai tentar aprovar as reformas trabalhista e previdenciária, tão do interesse dos empresários mas que trará vários prejuízos aos trabalhadores. (LGLM)

Inquérito contra Temer apura corrupção, obstrução à Justiça e organização criminosa

 

No pedido de abertura de inquérito contra Michel Temer, o procurador-geral da República Rodrigo Janot acusa o presidente de estar envolvido em pelo menos três crimes: obstrução de Justiça, organização criminosa e corrupção passiva. O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin, considerou os indícios levantados por Janot consistentes e autorizou a investigação contra Temer.

De acordo com Janot, os elementos de prova revelam que alguns políticos continuam a utilizar a estrutura partidária e o cargo para cometerem crimes em prejuízo do Estado e da sociedade. Com o estabelecimento de tarefas definidas, o núcleo político promove interações diversas com agentes econômicos, com o objetivo de obter vantagens ilícitas, por meio de prática de crimes, sobretudo com corrupção. Há, pois, também o indicative da prática do delito organização criminosa previsto na lei 12.850/2013”.

O requerimento de abertura de investigação foi feita a partir da delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo JBS. Eles revelaram ao STF por meio de gravação que Temer teria dado aval para a propina paga ao ex-deputado Eduardo Cunha para que ele não fizesse uma delação.

A Constituição prevê que o presidente não pode ser responsabilizado por atos cometidos antes do exercício do mandato. Como os fatos delatados teriam acontecido pouco tempo atrás, não há impedimento legal para que ele seja investigado.

(Yahoo Notícias)

(+) Comentário do programa – O fato mais espalhafatoso da delação dos donos da JBS seria o “cala-boca” dado a Eduardo Cunha e que teria tido a anuência do Presidente Temer. Partidários de Temer tentam desclassificar as delações alegando que as gravações teriam sido editadas. Mas há algumas informações que se não forem cabalmente desmentidas serão suficientes para condenar o presidente. O fato de ele ter tomado conhecimento de vários crimes no mês de março e até agora não ter comunicado aos órgãos competentes para tomada de providências constituem crimes que são puníveis em qualquer autoridade e até no homem comum, como acobertamento de crime. Outra tentativa de Temer e seus partidários foi alegar que as gravações foram ilegais. O próprio Ministro Luiz Fachin, do STF, se encarregou de desmenti-los. As gravações são legais já que foram feitas por uma das partes envolvidas, no caso os dirigentes da JBS. A situação de Temer está ficando insustentável, a ponto de até partidários seus virem opinando que a sua renúncia seria o melhor para ele. E, claro, para todo o Brasil. O país está paralisado, os avanços na área econômica podem ser anulados, o “mercado” já não confia nele e o melhor para Temer é pedir para sair. Ou como diriam os antigos, alegar uma dor de barriga e cair fora. (LGLM)

Gerente Regional da Cagepa explica pagamento de taxa de esgotamento sanitário

A partir deste mês de maio os moradores do bairro Monte Castelo, localizado na zona sul da cidade, passarão a pagar a taxa de esgoto. A informação foi repassada pelo Gerente Regional da Cagepa em Patos, Maciel Damasceno Silva.

Segundo ele, a taxa se destina à manutenção da rede de esgotamento sanitário, e só foi colocada em vigor após o término das obras.

A taxa referente ao esgotamento sanitário passa a ser cobrada na mesma conta da água encanada.

Maciel ainda detalhou que a rede de esgotamento sanitário no bairro Monte Castelo foi implantada com rede coletora e uma caixa de gordura em cada residência.

Apesar de ser uma surpresa para alguns, os clientes já estavam cientes que a tarifa logo entraria em vigor.

(Patos Online)

(+) Comentário do programa – O usuário paga dobrado quando sua rua dispõe de esgotamento sanitário. Quem estranha é por que nunca morou em rua que dispõe deste serviço. (LGLM)

Prefeitura de Patos dá desconto de 20% no IPTU 2017 até 31 de maio

 

(Coordecom)

A Prefeitura de Patos com o intuito de facilitar o acesso ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), como também tornar, cada vez mais, o valor acessível aos donos de propriedades e imóveis dentro da zona urbana; casa, apartamento, terreno, etc, está dando descontos consideráveis para os pagamentos efetuados até o prazo final.

Os pagamentos efetuados até o prazo final estipulado, que é 31 de maio, terão um desconto de 20%. Os contribuintes também podem optar pelo pagamento parcelado em três vezes; Maio, Junho e Julho, sendo que neste caso não será aplicado desconto sobre o valor do imposto.

Com esse desconto, o contribuinte além de ter o valor reduzido no seu pagamento e com isso economizar nas despesas anuais, também estará colaborando para que, com o dinheiro arrecadado, os projetos da Prefeitura sejam realizados com eficiência.

Mais detalhes: http://revistadasemana.com/v3/2017/05/15/prefeitura-de-patos-da-desconto-de-20-no-iptu-2017-ate-31-de-maio/

Prefeitura de Patos divulga Edital e Regulamento para Concurso do Comércio

 

(Coordecom)

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, a Prefeitura Municipal de Patos lançou nesta segunda-feira, (15/5), o Edital de Convocação e o Regulamento para o Concurso da Loja Mais Bem Decorada do São João de Patos 2017.

A Chamada Pública nº 001/2017, é destinada a convocação de todos os comerciantes interessados de Patos, a comparecerem a sede da Secretaria, situada no Centro Administrativo Aderbal Martins de Medeiros, a fim de realizarem suas inscrições para o Concurso Cultural com o título “O Comércio Patoense Celebra o São João”

A iniciativa tem por base o disposto no art. 35 da Lei Municipal nº 3.809/2009, e estará realizando as inscrições na sede do órgão durante o período de 17 a 29 de maio do corrente ano, das 08h às 14h.

Mais detalhes: http://revistadasemana.com/v3/2017/05/15/prefeitura-de-patos-divulga-edital-e-regulamento-para-concurso-do-comercio/

STTRANS inicia cronograma de atendimento a taxistas com alvarás cancelados em 2016

 

(Coordecom)

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) iniciou nesta segunda-feira, dia 15, o calendário de atendimento dos taxistas que tiveram seus alvarás cancelados no ano de 2016, conforme previsto no edital publicado pelo órgão no último dia 05 de maio.

Os profissionais devem se dirigir à STTRANS munidos dos documentos de identificação, sendo eles: Cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo); CNH (Carteira Nacional de Habilitação); Comprovante de Residência; Contrato de Arrendamento (Se necessário) e todos os alvarás, que porventura, venham a ter.

De acordo com a Superintendência, o objetivo da chamada pública é fazer um levantamento dos alvarás cancelados, averiguar e analisar a legalidade de tais cancelamentos. O levantamento dessas informações favorecerá os profissionais para que estes possam regularizar suas situações perante a autarquia de trânsito municipal.

Continuando o calendário, de 22 a 26 de maio, serão atendidos os profissionais dos transportes alternativos. E de 29 de maio a 02 de junho será a vez dos mototaxistas.

Ainda de acordo com o edital de convocação decorrido o prazo estabelecido para apresentação dos documentos, e não havendo o comparecimento dos concessionários, será imediatamente e automaticamente revogado o alvará por definitivo.

Prefeito de Patos assina Ordem de Serviço para início de obras

 

(Coordecom)

Enquanto agradecia as mensagens que recebeu pela passagem do seu aniversário, nesta segunda-feira (15/05), o prefeito Dinaldinho Wanderley assinou a Ordem de Serviço autorizando novas obras a serem iniciadas na sua administração.

Autorizado o início dos serviços de calçamento nas ruas Manoel Meira, Justino Guedes, Manoel Reinaldo, Antônio Gonçalves, Solon de Medeiros, Donato Lócio, Manoel José do Nascimento, Dino Guedes, Poeta Manoel Monteiro, José Germano, Manoel Cabral e Dinamérico Palmeira, no bairro do Jatobá; Francisco Paulo Licarião e Antônio Torres de Morais, no Monte Castelo. Todas as ruas da zona Sul da Cidade.

Também estão projetados serviços de calçamento e/ou pavimentação asfáltica nas ruas Jaime Lúcio Medeiros, Peregrino de Carvalho, José Genuíno, Pedro II, Duque de Caxias e Edvaldo Motta, no Centro; Sargento Everaldo, na Bela Vista; Elpídio Portela, no Jatobá; Severino Dutra, Oscar Torres, Manoel Alves de Freitas, Joaquim de Assis Ferreira, Odon Nogueira, Antônio Longo e Nathanael Negreiros, no bairro da Liberdade; Assis Chateaubriand, no Belo Horizonte; Coronel João Leite e Maria de Sousa Barreto, no bairro da Maternidade; Peregrino de Araújo, no Santo Antônio; Francisco Paulo Licarião, Joaquim Amaro, Renan Ayres e José Crispim, no Monte Castelo; Félix Araújo e Pedro Moura, no São Sebastião.

(+) Comentário do programa – A realização de qualquer obra depende da emissão de uma ordem de serviço emitida pelo gestor que a está construindo. Ordens de serviço não executadas perdem seu efeito com a mudança de administrador, já que um administrador não pode mandar na administração posterior. As obras são do município e não de A ou B.  Muitas delas não haviam sido executadas por problemas os mais diversos que foram resolvidos pela atual administração. (LGLM)

Aeroporto de Patos ganha veículo de combate a incêndio

O aeroporto de Patos, ganhou nesta terça-feira (16) um dos principais instrumentos de combate a incêndio: Carro Contra Incêndio de Aeródromo. O valor do veículo 1.092.220,00.

De acordo com deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), que reivindicou a compra do equipamento junto ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a aquisição do Carro Contra Incêndio de Aeródromo – CCI, é um componente essencial para que o Aeroporto de Patos tenha o nível de proteção adequada para operar a aviação regular de passageiros, nos termos da norma em vigor da ANAC, que estabelece critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC).

(com informações da assessoria)

Associação das Quadrilhas Juninas de Patos divulga calendário de apresentações em Patos

 

(Coordecom)

Dentro da programação das comemorações do Melhor São João do Brasil estão as apresentações das quadrilhas que acontecem em todos os bairros de Patos durante quatro meses com a realização de 31 quadrilhas, que acontecerão nos finais de semana em diferentes comunidades da cidade e também dentro da programação do São João.

A Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP) divulgou o cronograma que tem início neste sábado, dia 20 de maio, e vai até o dia 12 de agosto, como também o calendário de apresentações das quadrilhas durante os dias de festejos do São João com os locais e horários.

 

CRONOGRAMA DE DATAS DAS QUADRILHAS JUNINAS DE PATOS ANO 2017

 

MAIO

01 – JUNINA UNIDOS PELA PAZ –  Rua Antônio Félix – Bairro: São Sebastião  próximo a Escola Professor Oliveira  Resp.: Tiago Rodrigues de Almeida Tel.: 9-9945-7300

Dia: 20 / 05 / 2017

 

02 – JUNINA GERALDA MEDEIROS – Conj. Geralda Medeiros. Saída para Piancó. Resp.: João Nunes de Araújo Tel.: 9-9613-2007     Dia: 27 / 05 / 2017

 

03 – JUNINA XAMEGÃO – Rua Manoel Balbino –  Bairro São Sebastião  Próximo á Ponte do Juá Doce Resp.: Maria das Dores Dionizio de Almeida Tel.:  Dia: 27 / 05 / 2017

 

JUNHO

 

04 – JUNINA VANDÍ ALVES – Rua Vandí Alves – Vitoria Próximo ao Supermercado Bom Preço. Resp.: Valdeci Pereira da Silva Tel.: 9-8679-1379      Dia:  03 / 06 / 2017

 

05 – JUNINA AMIGÃO – Rua Euclides Franco – Bairro: São Sebastião Próximo ao Cemitério São Judas Tadeu. Resp.: José Lucimar Soares dos Santos Tel.: 9-8830-6219

Dia: 10 / 06 / 2017

 

06 – JUNINA EXPLOSÃO PATOENSE – Rua Da Igreja Bairro: Salgadidnho Próximo á Igreja. Resp.: Paula Neide Marcena dos Santos Tel.: 9-9955-9987 – Dia: 10 / 06 / 2017

 

07 – JUNINA 19 – Rua 19     Bairro: Jatobá. Resp.: José Enaldo Santos Tel.: 9-9909-4600

Dia: 10 / 06 / 2017

 

08 – JUNINA BEIJA FLOR – Rua: Espinharas – Bairro: Centro Resp.: Onaldo Rodrigues Soares Tel.: 9-9986-5907                  Dia: 17 / 06 / 2017

 

09 – JUNINA CORONÉ GABRIÉ – Rua da Igreja Bairro Salgadinho Resp.: Norma Alves de Almeida Tel.: 9-9421-5977             Dia: 17 / 06 / 2017

 

10 – JUNINA DIGA NÃO AS DROGAS – Rua Natanael Negreiros  Conj. José Mariz  Resp.: Francisca da Silva Xavier Tel.: 9-9955-7504     Dia: 17 / 06 / 2017

 

Mais detalhes: http://revistadasemana.com/v3/2017/05/16/associacao-das-quadrilhas-juninas-de-patos-divulga-calendario-de-apresentacoes-em-patos/

Secretaria Municipal de Saúde faz balanço positivo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Patos

 

(Coordecom)

Desde o dia 17 de abril de 2017 teve início a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil. Em Patos, a secretaria municipal de Saúde está seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

No sábado, dia 13/05 aconteceu o “dia D” da mobilização, quando mais de 200 profissionais se empenharam para cumprir a meta de vacinar 90% da população em referência.

A secretaria de Saúde convoca as pessoas que ainda não tomaram a vacina que vão às unidades de saúde e tomem a sua dose vacinal e acrescentou, ainda, que esta semana fará uma mobilização para que os profissionais de saúde possam ir às residências de pessoas que por motivo de doença não podem comparecer aos postinhos.

Na próxima segunda-feira, 22/05 a secretaria disponibilizará três postos volantes, um na calçada do Banco do Brasil, outro na calçada da Caixa Econômica Federal e mais um na Praça próxima ao Supermercado Guedes.

Lembrando que a campanha de vacinação acontece até o próximo dia 26 de maio de 2017.

(+) Comentário do programa – Esta vacina custa cerca de setenta reais em clínicas particulares e você pode toma-la de graça durante a campanha. Na condição de idoso, tomei a minha, como sempre faço, há mais de dez anos, na primeira oportunidade.  E durante este tempo não tive gripe. (LGLM)

  • Fala da coordenadora de imunização do Município – Suely Medeiros – Download