Notícias de Brasilia

By | 26/05/2019 7:22 am
  1. De volta para Guedes. A Câmara aprovou na quarta-feira a medida provisória da reforma administrativa do governo Bolsonaro sem aumentar o número de ministérios. O governo chegou a revogar outra MP para acelerar a aprovação. Mas o ministro da Justiça, Sergio Moro, sofreu um revés: o Coaf vai voltar para o Ministério da Economia.

Comentário do programa – Porque o interesse dos deputados em que a COAF volte para o Ministério da Economia. Por que o Ministério da Economia tem como tradição atender os interesses dos empresários e a maioria dos parlamentares ou é empresário ou é eleito para defender os interesses dos empresários. Como grande parte dos parlamentares tem contas a apresentar à Justiça e a COAF tem como função detectar as movimentações financeiras suspeitas, quando mais facilidade a Justiça tiver em receber estas informações pior para os parlamentares. Por isso eles preferem que a COAF fique debaixo do guarda chuva dos empresários. No caso da Paraíba, pelo menos dois dos deputados federais que votaram pela volta da COAF para o Ministério da Economia têm interesse nisto. Aguinaldo Ribeiro e Gervásio Maia já estão sob a mira da Justiça e Hugo Motta estaria “ficando quente”, depois do desenrolar da Operação Recidiva. Todos eles têm medo da COAF. (LGLM)

 

  1. Suspeita de pegadinha. O número de ministérios foi mantido em um acordo do Centrão com Rodrigo Maia, para arrefecer as críticas ao Congresso nos atos de defesa do governo neste domingo. Mas aliados do presidente da Câmara acreditam que foram manipulados pelo presidente Jair Bolsonaro para que o risco de volta de antigas pastas servisse à convocação dos protestos.

Comentário do programa – Bolsonaro está tentando aprender a conviver com os parlamentares, “sentindo no ar” aquilo de que são capazes. (LGLM)

 

  1. Críticas ouvidas. A medida provisória foi aprovada em um dia de recuos do governo, que anunciou a liberação de verbas para as universidades federais e editou uma nova versão do decreto das armas, com restrições ao uso de fuzis. Com o novo decreto, o governo quis mostrar sensibilidade às críticas, afirmou Sergio Moro, antes de perder o Coaf na Câmara.

Comentário do programa – Bolsonaro está tentando desmanchar algumas “merdas” que fez. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *