Paraíba possui mais de 200 mil eleitores analfabetos, segundo o TSE. O pior são os analfabetos políticos (seguida de comentário nosso)

By | 01/09/2019 8:06 am

 

Patosonline.com

 

O estado da Paraíba possui 217.202 eleitores analfabetos, segundo levantamento oficial divulgado neste mês de agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, na estatística do eleitorado por sexo e grau de instrução, no mês de julho de 2019.

 

Os números correspondem a 7,56% do eleitorado paraibano, que atualmente está em 2.871.225 votantes, de acordo com a estatística do tribunal.

 

 

Segundo o levantamento, o estado possui 454.113 eleitores que apenas lê e escreve, o que corresponde a 15,81%, enquanto que 706.833 eleitores ou 24,61% possui ensino fundamental incompleto.

 

Na outra ponta, são 247.133 eleitores paraibanos com formação superior completa, o que corresponde a 8,60%, enquanto que 151.785 inscritos ou 5,28% do universo, possui ensino superior incompleto.

 

Ainda de acordo com a estatística oficial do TSE, a Paraíba detém 136.288 eleitores com ensino fundamental completo, o equivalente a 4,74%.

 

Outros 347.405 eleitores paraibanos possui ensino médio incompleto, enquanto que 610.465 votantes possui ensino médio completo.

 

Comentário do programa – Eu não me preocupo com os analfabetos funcionais. Aqueles que conhecem as letras e os números, assinam o nome conseguem ler as palavras embora muitas vezes não consiga juntá-las e entender o texto.  O que me preocupa é o analfabeto político assim definido pelo dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. E baixando cá para nós o político que só pensa nos próprios interesses, como umas figurinhas que conhecemos por aqui. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *