PEC paralela deve ser aprovada até o final do ano, afirma Davi (seguida de comentário nosso)

By | 01/09/2019 8:09 am

 

(Agência Senado)

 

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se reuniram nesta quinta-feira (29) para fechar o acordo de votação da chamada PEC paralela nas duas Casas até o final do ano. O relator da reforma da Previdência (PEC 6/2019), senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), participou do encontro. Foi ele quem sugeriu a inclusão de estados e municípios na reforma por meio de um texto alternativo que será analisado primeiramente no Senado.

 

Para Davi Alcolumbre, a PEC paralela vai ajudar a equilibrar as contas dos estados, o que dará, conforme afirmou, solução definitiva ao assunto. Ele ressaltou a importância do debate nas duas Casas, inclusive com os parlamentares da oposição.

 

— A gente estabeleceu essa agenda de trabalho, numa relação que tem sido de parceria e harmonia entre a Câmara e o Senado. O debate sobre o texto construído pelo senador Tasso ameniza a discussão sobre a inclusão dos governadores, mas também passa a responsabilidade para que eles façam as reformas em seus estados e municípios por lei ordinária, e não emenda constitucional, junto às suas assembleias e câmaras de vereadores.

 

Comentário do programa – A inclusão de Estados e municípios na Reforma da Previdência talvez seja mais importante do que a reforma da Previdência no âmbito federal. A situação de muitos institutos de previdências estaduais e municipais é de iminente quebradeira. No caso do PatosPrev a situação é simplesmente preocupante. O PatosPrev não tem reservas. Hoje está sobrevivendo dos repasses mensais feitos pela prefeitura, sem sobras de caixa que garantam nem um mês de folga. Ou seja, se a prefeitura deixar de fazer o repasse de um mês talvez não haja dinheiro em caixa para pagar os aposentados e pensionistas naquele mês. E é uma situação que a cada mês mais se agrava, apesar dos esforços da atual diretoria. E da solidariedade dos últimos secretários de Finanças, principalmente do atual Secretário Arnon Medeiros, que tem dado a prioridade merecida aos aposentados e pensionistas, sem praticamente permitir que o PatosPrev atrase o pagamento dos seus benefícios, fazendo os repasses com toda prioridade. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *