CCJ  do  Senado aprovou criação da  PEC paralela (seguida de comentário nosso)

By | 08/09/2019 10:30 am

 

(Uol)

 

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal aprovou a criação de uma segunda PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência, que vem sendo chamada de PEC paralela. Nela consta, por exemplo, a inclusão de servidores estaduais e municipais nas novas regras da aposentadoria.

 

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o relator da PEC paralela. O texto inclui mudanças como redução do tempo mínimo de contribuição de 20 para 15 anos para todos os homens, estando no mercado de trabalho ou não, além da inclusão de estados e municípios nas novas regras.

 

A PEC paralela propõe também a cobrança de contribuições previdenciárias de entidades filantrópicas, de exportadores do agronegócio e de empresas que aderiram ao Simples como regime tributário.

 

Comentário do programa – Importante a ideia de incluir Estados  e municípios,  na Reforma  da  Previdência.  A maioria dos institutos previdenciários estaduais e municipais está falida, o que  representa  que no futuro  os aposentados  não terão como receber as suas aposentadorias. Temos  citado com frequência aqui o nosso  instituto municipal, o PatosPrev. Ele não tem hoje reservas suficientes  para pagar dois meses em  que não haja repasses da Prefeitura. A atual administração do PatosPrev tem  feito esforços tremendos para manter os pagamentos em dia, contando com a ajuda dos  atuais  gestores  municipais. O  “buraco” vem  de  muitas administrações, ao  longo da história  do  Instituto desde  a sua criação. Segundo o  Ministério Público,  a Prefeitura deve mais de duzentos milhões de reais  ao PatosPrev, além de aplicações financeiras que não  foram recuperadas,  até  desvio financeiro simplesmente, nos vinte anos de existência  do instituto. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *