CCJ da Assembleia aprova PEC permitindo que secretários municipais passem a ordenar despesas (seguida de comentário nosso)

By | 08/09/2019 10:26 am

(Portal Correio)

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (27), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do presidente da Casa, Adriano Galdino, que permite aos prefeitos paraibanos o poder de delegar aos secretários municipais, dirigentes de autarquia e fundações a competência para serem ordenadores de despesas.

 

O objetivo da PEC, segundo Galdino, é uniformizar uma prática já existente em cidades maiores, a exemplo de João Pessoa e Campina Grande. Desta forma, os prefeitos de todas as cidades terão os mesmos direitos. “Mas, caso o gestor queira, ele vai ter que aprovar uma lei municipal, de acordo com a PEC. O prefeito ganha com isso, já que cada secretaria será responsável pelas suas contas. Isso atualmente só acontece nas grandes cidades. É muito importante essa proposta para o movimento municipalista”, disse Galdino.

 

Comentário nosso – Este projeto pode resultar numa ‘faca de dois gumes”. De um lado pode  fazer  com que um secretário  mal intencionado que  aplique de forma irregular determinado recurso, virando  ordenador de despesa, passe a responder por improbidade  administrativa ,  ao invés do  prefeito. Por outro lado, pode fazer com que um secretário de poucos conhecimento,  seja induzido pelo prefeito a aplicar mal um determinado recurso,  tirando o prefeito  “o dele da reta”, com o secretário  inocente sendo  responsabizado.  Por isso, se justificaria fosse o instituto utilizado apenas nas cidades maiores, onde as equipes são melhor qualificadas, sem demérito para os servidores bem qualificados que existem por aí afora, mesmo  em cidades menores. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *