(Blog do Jordan, 03/05/2023)
O Blog do Jordan Bezerra ficou sabendo que as movimentações políticas para as eleições de 2024 nos municípios da região de Patos estão começando. A oposição no município de São José de Espinharas está articulando, a oposição está se unindo para apoiar o nome de Hermano Wanderley, que já foi vice-prefeito e há uma conjuntura, apoios dos deputados Adriano Galdino, presidente da ALPB, e Hugo Motta, deputado federal.
Na cidade, políticos iniciam as articulações e apoios. O vereador Chiquinho Morais, o pré-candidato a vereador Rafael Wanderley, estão conversando e fortalecendo aos poucos a oposição para o pleito de 2024.
Estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira, dia 2 de maio de 2023, os líderes políticos espinharenses: Ariano, Hermano e Salomão Gomes, na pauta estava a sucessão municipal.
Hermano Wanderley deve ser o pré candidato indicado e deve enfrentar o candidato indicado pelo inquilino do casarão central (Neto), e com certeza a oposição vem forte para disputa.
A candidatura a Prefeito do empresário da Construção civil Hermano Nóbrega Wanderley já recebe apoios. O ex-prefeito Ariano Wanderley diz que é um bom nome. Hermano Wanderley vai se filiar ao partido Republicano, comandado na Paraíba pelo Deputado Federal Hugo Motta.
Esteve na pauta também a pré-candidatura de Rafael Wanderley à Câmara Municipal, que com certeza será um dos protagonistas nessa disputa. Lideranças e vereadores pedem que, com o nome de Hermano Wanderley na disputa para prefeito, a cidade de São José de Espinharas volte ao cenário da política estadual.
Comentário nosso
Com raízes familiares no município (é neto de Darcílio Wanderley) ao qual se vincula profundamente e de onde já foi vice-prefeito, Hermano é empresário bem sucedido da área de construção civil e é uma excelente alternativa para a disputa do governo de São José de Espinharas. Já se andou ventilando a candidatura de Illana Motta, esposa do ex-prefeito Renê Caroca, para a prefeitura de São José de Espinharas, mas Hermano garante que tem apoio total do grupo Motta, além do atual presidente da Assembleia em quem teria votado para deputado. O atual prefeito de São José de Espinharas já foi reeleito e não pode disputar as próximas eleições e, segundo se comenta, ele tem uns seis candidatos a candidatos e estaria inclinado a escolher alguém de sua estrita confiança, através do qual continue a mandar na prefeitura. Segundo os observadores da política, o grande número de postulantes dentro do grupo do atual prefeito, pode terminar beneficiando Hermano, pois quem for preterido pode engrossar o grupo de oposição. Os apoios do grupo Motta, do ex-prefeito Ariano e toda a família Wanderley e de Salomão, filho de ex-prefeito e vereador de várias legislaturas, são importantes do ponto de vista eleitoral. Já o de Adriano Galdino, talvez o seja do ponto de vista financeiro, já que lhe desconhecemos substancial prestígio eleitoral na região. (LGLM)