Já reajustou tarde. “João anuncia reajuste de 80,02% para professores temporários na Paraíba”. Deveria pagar a diferença desde a contratação deles (seguido de comentário nosso)

By | 19/05/2023 9:05 am

Os professores contratados como prestadores de serviço no estado terão reajuste de 80,02% a partir de julho, segundo o governador João Azevêdo (PSB).

 

Foto: reprodução/TV Cabo Branco

O governador João Azevêdo (PSB) antecipou, nesta quinta-feira (18), que os professores contratados como prestadores de serviço no estado terão o salário reajustado em 80,02% a partir de julho. O anúncio foi feito durante o lançamento do programa Alfabetiza Mais Paraíba, realizado no Centro de Convenções, em João Pessoa.

A medida, destacou João Azevêdo, visa corrigir uma distorção que vinha acontecendo no seu governo e equiparar os salários dos professores efetivos (concursado) e os temporários (prestadores de serviço).

Segundo o governador, de 2019 a este ano, os professores efetivos, tiveram 80,02% de aumento no salário, enquanto os professores prestadores de serviço têm aumento apenas na variação do salário mínimo. “A partir de julho, os professores terão um reajuste de 80,02% como forma de diminuir essa diferença e agora o estado tem essa condição”, assegurou o governador.

Na Paraíba, segundo o Sagres PB, há 7.739 contratados como ‘prestadores professor’. O número é relativo ao mês de fevereiro, o mais atualizado no sistema do Tribunal de Contas.

A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa da Paraíba.

Comentário nosso

Isto era um crime que estava sendo cometido contra os professores temporários. O Estado tinha obrigação de pagar a  eles no mínimo o salário básico dos professores efetivos do Estado. Se o Governo estava pagando a eles, apenas o salário mínimo, estava lhes devendo a diferença desde o início do contrato, alguns deles desde 2019. Para corrigir a injustiça o Estado deverá lhes pagar o que deixou de pagar desde o início dos contratos.  (LGLM )

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *