Armas contra o câncer são exames regulares e detecção precoce, diz mastologista em evento no Fórum Miguel Sátyro

By | 23/10/2016 3:19 am

 

As armas contra o câncer são os exames regulares e a detecção precoce da doença. Foi o que disse o mastologista Thiago Pereira que proferiu palestra na manhã desta segunda-feira (17) no auditório do Forum Miguel Satyro, no Centro de Patos, durante evento do ‘Outubro Rosa’.

De acordo com Thiago Pereira, que prefere não referir-se à doença usando o termo prevenção, porque na opinião dele o termo não existe, uma alimentação adequada, atividade física habitual e evitar o uso do cigarro e do excesso no consumo de bebida alcoólica podem contribuir para uma vida saudável. Pois o hábito de fumar, o sedentarismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica, açúcar, sal e gorduras podem facilitar o surgimento da doença.

O exame que pode detectar precocemente o câncer de mama é a mamografia, com o complemento de ultrassonografias. O procedimento deve ser feito a cada dois anos em mulheres acima dos 40 anos. O autoexame também ajuda, mas não exclui a mamografia, pois, conforme o mastologista, há casos em que o autoexame descobre os tumores tardiamente, quando eles já estão avolumados.

Além do mastologista Thiago Pereira, a odontóloga da Universidade Federal de Campina Grande, Keila Barroso, também repassou informações importantes sobre o câncer de mama.

Participaram da atividade, o juiz da infância e adolescência de Patos, diretor do Forum Miguel Sátyro, Hugo Zaher; a presidente do Grupo Amigas Viva a Vida, Gerúsia Delfino; a presidente da Associação Patoense da Apoio aos Portadores de Câncer – APPC, Lenice Fernandes Gonçalves; a 1ª Sargento da Polícia Militar, Mônica Lima; o secretário de Articulação Social, José Ribamar Cavalcante e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, Socorro Cavalcante.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

One thought on “Armas contra o câncer são exames regulares e detecção precoce, diz mastologista em evento no Fórum Miguel Sátyro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *