Presidente da ALPB confirma que PSB rachou e prevê festival de desfiliações  (com comentário  nosso)

By | 15/09/2019 10:24 am

 

(Matéria do Paraíba Online)

 

“Na minha opinião está rachado, dividido. João (Azevêdo) vai caminhar em uma direção e Ricardo (Coutinho) em outra”. A afirmação é do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), ao comentar a crise instalada em seu partido há algumas semanas.

 

Em entrevista coletiva concedida na ALPB, Galdino disse acreditar no inevitável rompimento político entre o ex-governador Ricardo Coutinho e o atual chefe do Executivo paraibano, João Azevêdo, ambos filiados à legenda.

 

Além disso, o parlamentar afirmou que a divisão do PSB na Paraíba deve resultar em uma série de desfiliações da legenda. Só entre prefeitos, o parlamentar estima que entre 30 e 40 devem deixar o partido.

 

Comentário nosso – O rompimento entre o ex-governador Ricardo Coutinho e o atual governador João Azevedo dominou o noticiário político esta semana. A nomeação de Ricardo pelo diretório nacional do partido como presidente estadual  da legenda foi a gota dágua  para o rompimento.

 

A disputa pelo  PSB reedita um  fato de alguns anos atrás quando Ronaldo e Maranhão brigaram pelo PMDB e Maranhão ganhou a briga, assumindo o comando da legenda até hoje. Lá como aqui era uma briga entre as principais lideranças  do partido, pelo comando do partido.

 

No episódio atual, o pano de fundo é a eleição para governador em 2022. Tanto Ricardo como João querem ser candidatos e se ficassem no mesmo partido, Ricardo, garantiria vaga na chapa na condição de comandante da legenda. E Ricardo quer garantir a legenda para si, desde já, porque, provavelmente quer se eleger prefeito de João Pessoa em 2020, para se garantir para as eleições de 2022. Diante disso a ruptura atual era inevitável.

 

Quanto à anunciada debandada de  deputados e prefeitos do PSB para outros partidos é muito natural. Todos  querem gozar os benefícios que puderem até  o final do governo de João. Embora muitos sejam capazes de abandoná-lo às vésperas das eleições de governador se virem que Ricardo tem mais chances do que o atual governador. O que dependerá muito do desempenho de João até  lá e das boas  lembranças que o  eleitor guardar  de  Ricardo. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *